O Diabetes Gestacional ocorre em 7,6% das mulheres grávidas segundo o Estudo Brasileiro de Diabetes Gestacional. Uma vez diagnosticada, a paciente deve seguir um acompanhamento mais próximo ao médico obstetra a fim de manter níveis de glicose normais no sangue evitando, assim, danos tanto para a mãe quanto para o bebê.
Além das consultas regulares com o obstetra, a paciente deve ser acompanhada igualmente por um endocrinologista e uma nutricionista. Todo tipo de restrição alimentar durante a gestação deve ser indicada e seguida de perto por especialistas capacitados.
Como é feito o diagnóstico?
Uma mulher já pode ter o diagnóstico de Diabetes antes mesmo de ficar grávida, mas esse não é o caso do Diabetes Gestacional. O Diabetes Gestacional é o Diabetes que é detectado durante o período da gestação.
O obstetra irá solicitar um exame onde a paciente deverá tomar um líquido doce. Após essa etapa, será dosada a glicose sanguínea em diversos momentos para avaliar como o metabolismo da mãe está reagindo a essa sobrecarga de glicose. Esse exame pode ser solicitado no início da gravidez e no segundo trimestre da gestação a partir da 24ª semana de gestação. O diagnóstico é dado de acordo com os níveis de glicose encontrados.
O que fazer após o diagnóstico?
Após o diagnóstico a paciente será encaminhada a um médico endocrinologista para avaliar a necessidade do uso de insulina. (sim, o medicamento usado nesses casos de forma mais segura é a insulina). A boa notícia é que na grande maioria dos casos, uma simples orientação dietética pode reverter o quadro. Nessa situação a presença da nutricionista trabalhando em conjunto com a equipe médica torna-se fundamental. O inconveniente é que a gestante terá que monitorar a glicemia usando um aparelho portátil. A frequência será determinada pelo médico dependendo da gravidade do caso.
E após o nascimento?
Após o nascimento, a mãe deverá manter o controle glicêmico. E caso tenha sido necessário utilizar insulina, seu uso não será mais indicado até segunda ordem. Entretanto, a mãe que desenvolveu o Diabetes Gestacional deve ser orientada a modificar o estilo de vida com hábitos alimentares mais saudáveis e prática regular de atividade física.