Clínica Geral > Qualidade de vida

Por que algumas mulheres tem tanta TPM?

Por Redação Doutíssima 04/09/2013

Muita paciência e amor são ingredientes fundamentais para lidar com algumas mulheres no período menstrual. Algumas sofrem com diversos sintomas da TPM e ficam tão irritadas que é difícil suportar. Mas porque isso acontece? Entenda melhor a razão dessa confusão no humor das mulheres para que você saiba ajuda-las e consiga passar por esses momentos complicados.

tipos-de-tpm-5

 

A culpa é dos hormônios!

 

Primeiramente, é importante notar que a TPM atinge grande parte das mulheres. Cerca de 40% delas apresentam sintomas da tensão pré-menstrual. A principal causa está associada à produção de serotonina (hormônio que atua sobre o humor das pessoas). Essa substância produzida pelas células nervosas, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. Quando o nível de serotonina no organismo está alto, as mulheres se sentem alegres e bem-humoradas. Quando ele cai, elas ficam mal-humoradas e sentem vontade de comer doces para compensar.

Deve-se levar em conta também o fato de que as mulheres brasileiras possuem uma carga horária no mercado de trabalho estressante, além de terem que conciliar seus horários entre o trabalho, os filhos, o marido, as atividades domésticas e os amigos. Essa sobrecarga física e psíquica que faz com que o estresse, a ansiedade e a depressão se tornem cada vez mais comuns na vida de uma mulher, sendo ainda mais aflorado durante o ciclo menstrual, através da TPM.

 

Haja paciência!

 

Ter hábitos de vida mais saudáveis e tentar não se estressar são atitudes que a mulher pode tomar para diminuir os sintomas da TPM. A prática regular de esportes ajuda na liberação de serotonina, o mesmo hormônio que fica em baixa durante o ciclo menstrual e causa todo o caos. Comer alimentos diuréticos, leves e ricos em magnésio, ômega 3, vitamina D, cálcio e fibra também ajudam a diminuir os sintomas. Ser amada, compreendida e apoiada pelas pessoas que fazem parte da nossa vida nesse período conforta muito a mulher. Tenha paciência com elas quando passam por esse período.

 

Fonte: Bem estar, Dráuzio Varella.