Guia dos Dentes

Prótese dentária que pula da boca não é um bom sinal

Por Redação Doutíssima 04/09/2013

pro-6

São diversos ou tipos e preços de próteses. Hoje em dia é preciso deixar claro que a maioria delas, o dentista sem especialidade que é o cirurgião dentista, pode realizar. Existem diversos dentistas não especialistas que trabalham muito bem com próteses, principalmente as mais simples. Se você usa prótese deve ter o máximo de cuidados para que ela faça sua função direito e se ela está pulando da boca é um mal sinal.

pro-1

Quais os principais tipos de próteses?

– PPR ou prótese parcial removível: Prótese que pode ser em acrílico ou metal. Você pode colocar e retirar a hora que quiser.  Tem que ser bem feita para não provocar efeitos colaterais.

– PT ou prótese total: Infelizmente o paciente já perdeu todos os seus dentes e o dentista precisar fazer uma prótese inteira, com todos os dentes. Assim como a PPR pode ser tirada e colocada pelo paciente.

– PF ou prótese fixa: Existem ausências dentárias de poucos dentes ou de somente um. Nesse caso o dentista pode colocar uma prótese que fica fixada nos dentes vizinhos, como uma ponte.

– Próteses dos mais variados tipos sobre implante: A coroa ou prótese é colocada sobre um implante dentário instalado anteriormente.

– Coroas, facetas, jaquetas, dentre outras em porcelana: É a grande febre do momento, com resultados estéticos muito bons e índices de desgaste dentário quase que chegando a zero.

– Prótese total sobre implante: A irmã rica da PT, parafusada sobre implantes e para isso necessita de mais investimento e tempo no tratamento mas os resultados justificam cada gota de suor.

pro-3

Todas elas podem ficar caindo ou existe alguma que é mais forte?

As próteses que normalmente dão trabalho e podem cair ao falar, comer, sorrir ou beijar, são as próteses removíveis como a PPR e a PT mas existem casos em que as coroas e próteses fixas também se soltam e podem fazer você passar vergonha. As que realmente são muito bem seguras são as sobre implantes e dificilmente se soltam.

Pode ter certeza que se ela está caindo é devido você ter feito algo de errado ou a prótese dentária é velha demais. Em qualquer uma das duas opções você deve voltar urgente ao dentista. Para os viciados em Corega, ele foi criado para dar conforto e ser usado em pouca quantidade e não para segurar próteses desajustadas.

pro-2

O que fazer para que a prótese dentária não fique se soltando?

Dois fatores são muito importantes: A qualidade do material que o dentista usa bem como sua técnica e é por isso que sempre digo para procurarem um dentista que já tenha feito um bom trabalho em alguém que você conhece; o segundo fator é o cuidado que você toma com a prótese, seguindo com todas as recomendações que o dentista lhe deu e é preciso retornar com o dentistas anualmente para ele limpar profundamente a prótese, corrigir possíveis danos que você tenha causado ou mesmo lhe dizer que está tudo certo e que você está cuidando bem da sua prótese.

Cuidado: muitos só trocam as próteses quando quebram ou ferem ou perdem algum dente. Isso é muito perigoso e toda prótese tem uma vida útil e se você não colocar uma nova no momento certo, a antiga pode lhe causar danos irreversíveis.