Guia dos Dentes

Rosto inchado Retenção de líquidos : procure rapidamente o seu dentista

Por Redação Doutíssima 04/09/2013

cis-5

O que pode ser e signifcar um rosto inchado

Um problema que causa dor de cabeça (literalmente) para muitos pacientes é quando o rosto começa a inchar e o paciente não faz a menor ideia do motivo que faz o rosto inchar, muito menos se é por causa de um dente e nem mesmo de qual dente. Quando o rosto incha, deixa muita gente desesperada e nem sempre é fácil achar um dentista; isso pode acontecer de madrugada ou em um dia de feriado. Vamos conversar mais um pouco sobre a causa, o tratamento e o que você pode fazer até conseguir ir ao dentista.

O que pode causar o rosto inchado?

Temos que entender que o inchaço na face pode estar ligado à várias causas como:

1- O edema facial pode ser causado por uma variedade de infecções. Desde infecções bacterianas à virais como conjuntivites, caxumbas e até os abcessos dentais que vamos falar ainda nessa conversa.

2- Causas alérgicas que provocam inchaço do rosto, desde picadas de insetos até alergias à medicamentos.

3- Causas traumáticas são também bem comuns e podem comprometer várias estruturas.

4- Outras causas de menor incidência.

A causa que nos interessa está ligada aos abcessos dentais ou infecções provocadas por acometimentos nos dentes ou na região bucal.

cis-4

O que fazer quando é um dente o causador de todo esse sofrimento?

–  É certo que a primeira coisa a fazer é consultar seu dentista nem que seja pelo telefone até que ele possa agendar sua consulta, de preferência para o mesmo dia. Normalmente, os inchaços causados por dentes comprometidos, são acompanhados de dor e quando você toca a região ela pode estar quente.

Se não conseguir uma consulta com o dentista, você precisa tomar uma medicação anti-inflamatória, que trabalhe também com o combate a dor (analgésico). Você deveria também tomar um antibiótico para combater a infecção de seus dentes ou gengivas. Para isso pode ser necessário ir a um posto de saúde ou atendimento de urgência. Quando a infecção vai embora, o inchaço vai também, gradualmente.

cis-2

O gelo é um grande aliado nesses casos. Aplique compressas de gelo em seu rosto inchado. O gelo irá reduzir o inchaço e minimizar sua dor de dente mas não pode ser aplicado diretamente sobre sua pele.

cis-1

– Com isso, vai melhorar o seu rosto até conseguir ir ao dentista mas se você não tratar o problema, o rosto vai inchar novamente e provocar danos ainda maiores.

Esse é um assunto bem amplo e com vários detalhes, hoje falamos sobre um resumo geral mas ainda voltaremos a completar detalhes para que você possa entender melhor e saber como agir rapidamente caso precise um dia.