Gestante

Saiba mais sobre o uso do adoçante durante a gravidez

Por Dra. Simone Austgulen 04/09/2013

Já se foi o tempo onde estar grávida significava comer sem limites. A dieta durante a gestação é um assunto cada vez mais discutido. Além disso, restrição calórica é muito perigosa se for feita sem o acompanhamento de um especialista, então, mulheres, não tentem fazer isso sozinhas!

Como deve ser a dieta da mulher grávida?

Devemos enfatizar a escolha de alimentos que promovam um ganho adequado de peso durante a gravidez, além do cuidado para manter os níveis de glicemia normais. Logo, a primeira tarefa é manter uma alimentação saudável com muitas frutas, verduras, legumes… Beber bastante água, evitar excesso de frituras e dar preferência aos carboidratos com baixo índice glicêmico, principalmente antes de dormir (essa dica é para evitar quedas de glicemia durante a noite o que não é o ideal para o bebê).

A alimentação deve ser orientada assim que você tiver a notícia de que está grávida. Alguns suplementos alimentares serão indicados até mesmo antes da gestaçao. Seu obstetra  indicará uma suplementação com ferro e ácido fólico. Até aí talvez não tenha muita novidade, logo, nada de atacar uma panela inteira de canjica achando que vai produzir mais leite, ok?

Em qual tipo de situação devemos consumir adoçante e alimentos dietéticos durante a gestação?

O problema acaba caindo sobre as pacientes já obesas que não podem ganhar muito peso, as com diagnóstico de Diabetes Gestacional e as já diabéticas. Todas as outras gestantes devem evitar o uso de adoçantes. Dessa vez pode usar açúcar, mas com muita cautela, claro!

Todo e qualquer tipo de restrição alimentar durante a gravidez deve ser orientada por um nutricionista, além de ser acompanhada pelos médicos endocrinologista e obstetra. Ficar muito tempo em jejum é igualmente prejudicial para a saúde da mãe e do bebê.

Caso você se encontre entre esses casos onde está indicado o uso de adoçante, os mais indicados hoje são os com base em Sucralose e Acessulfame-K.

O Aspartame vem sendo muito estudado e só é contraindicado se você for portadora de uma doença chamada Fenilcetonúria. Como você vai saber? Essa é uma das doenças detectadas pelo teste do pezinho ao nascer.

O Stévia, é uma das substâncias mais recentes e apesar de ter resultados iniciais favoráveis, ainda não foi classificada pelo FDA para que possamos avaliar seu uso em gestantes.

O que realmente você deve evitar é a Sacarina, mas se você consumiu antes de saber que estava grávida, não entre em pânico. É só não utilizar mais. A chance de danos por uma curta exposição a essa substância é mínima.