Saúde

4 Benefícios de fazer a siesta após o almoço

Por Redação Doutíssima 05/09/2013

Uma simples atitude que pode durar poucos minutos mas com alto poder de renovação, essa é a siesta. Originada da palavra “sixta” em latim, que quer dizer “hora sexta” ou “meio-dia”, a siesta é um repouso após o almoço, estando a pessoa com sono ou não. Ela não deve ser vista como fundamental apenas para crianças e idosos, cada vez mais se percebe benefícios da siesta em adultos para recuperar energia e trabalhar com melhores resultados.

 

mulher-descansando

 

Um pequeno descanso de poucos minutos após o almoço permite que você mantenha o dinamismo e recarrega as baterias. Veja conosco 4 benefícios que temos em tirar um cochilo depois do almoço:

 

1. Reduz o estresse

2. Melhora a memória e a concentração

3. Libera a criatividade

4. Reequilibra o funcionamento nervoso

 

Grandes empresas já incentivam a prática da siesta entre seus funcionários, pois sabem que essa prática ajuda no bom desempenho. Já é possível encontrar salas com sofás e cadeiras reclináveis para que pessoas com cargos mais estressantes possam descansar por alguns minutos.

Existem diversas pessoas que têm uma carga horária sobrecarregada e não conseguem dormir muito à noite. Com a prática da siesta, essas pessoas conseguem ganhar de 1 a 2h de sono por dia.

 

Como fazer a siesta

Uma siesta normalmente dura 20 minutos, mas não existe uma duração obrigatória para a siesta, ela deve durar o tempo que lhe convir para se sentir renovado. É importante adaptar a duração também à suas possibilidades de horário. Se você alguma vez passar mais de 1h30 fazendo a siesta, não se preocupe, seu organismo precisava.

Quanto à posição, o mais importante é sentir-se confortável. Se não for possível se alongar, você pode ficar sentado, mantendo as costas retas, a cabeça apoiada atrás, braços e pernas descruzados, olhos fechados e respiração lenta. Tente não pensar nos problemas e nas questões do trabalho para relaxar a mente e os músculos.

Boa Siesta!

 

Fonte: Doctissimo.