Exercícios

Conheça os 7 exercícios que mais queimam calorias

Por Redação Doutíssima 05/09/2013

Hoje em dia, tudo se mede em calorias, ainda mais se a pessoa estiver em processo de emagrecimento, não é mesmo? A verdade é que a preocupação com o gasto calórico pauta a vida de muitas pessoas. Além dos clássicos números observados antes das refeições, há também os índices referentes à energia queimada durante exercícios físicos.

 

Esse número é ainda mais difícil de se calcular, pois não vem com tabela explicativa. Mas é fato: se há movimentos, há perda de peso. Você sabe qual exercício possui maior gasto calórico e por que isso acontece? Confira dicas importantes a seguir.

calorias

MET ajuda a determinar o gasto calórico em diversos exercícios físicos. Fotos: iStock, Getty Images

Conheça o MET e saiba como perder mais calorias

Antes de aprender o cálculo que mostra a perda de calorias por exercício, você precisa saber o que é o Equivalente Metabólico da Tarefa. O MET, como é chamado, ajuda a determinar o gasto calórico do praticante da atividade.

 

Segundo a Federação Internacional de Body Building e Fitness (IFBB), o MET também ajuda a conhecer qual a demanda metabólica das atividades cotidianas e dos exercícios físicos.

 

Ele é calculado levando em consideração quanto a pessoa gasta de energia com relação ao repouso. Por exemplo, o MET do futebol é 7,0, o do surfe é 3,0 e subir escadas correndo tem MET 15,0.

 

Agora que você já sabe o que é MET, fica mais fácil entender como é feito o cálculo do gasto calórico de cada exercício. Veja um exemplo tendo a corrida na esteira, com MET de 7,0, como atividade praticada durante uma hora por uma pessoa que pesa 70 quilos. O passo seguinte é multiplicar todos os números. Observe:

 

7,0 (MET) x 70 (peso) x 1 (tempo em horas) = 490 Kcal queimadas

 

É claro que esse não é um número 100% preciso, pois existem algumas variáveis que interferem no cálculo de perda calórica, como roupa, intensidade, velocidade, clima, etc. Mas esse é um índice bem aproximado do gasto real.

 

Conheça os 7 exercícios que mais queimam calorias

O cálculo da perda calórica nos exemplos a seguir é levando em consideração uma pessoa que pesa 70 quilos. Quanto mais intenso e mais tempo durar o esforço, maior será a perda de calorias.

 

1. Subir escadas correndo – 15,0 MET

calorias

Tudo bem que você não irá subir durante uma hora as escadas do seu prédio, mas dá para perder 262 Kcal durante 15 minutos de exercício.

 

2. Bicicleta ergométrica (250 watts) – 12,5 MET

calorias

Uma hora de pedaladas equivale a 875 Kcal perdidas. É claro, para que isso aconteça o ritmo intenso deve ser mantido.

 

3. Boxe e pular corda rapidamente – 12,0 MET

calorias

Além de desestressar, o boxe pode mandar embora 840 Kcal em apenas 1 hora. Mesma perda calórica de uma hora de puladas de corda.

 

4. Natação – 10,0 MET

calorias

Nadar durante uma hora, além de relaxar, também elimina 700 Kcal. Mas nada de corpo mole, nade com vontade.

 

5. Andar de bicicleta – 10 MET

calorias

Pegar a bike e se aventurar no meio do mato pode ser uma boa pedida para perder calorias. Uma hora de pedaladas ao ar livre gasta 700 Kcal.

 

6. Exercícios caseiros – 8,0 MET

calorias

Estar sem dinheiro não é desculpa para não perder peso. Uma hora de polichinelo de maneira intensa, flexões e abdominais manda embora 840 Kcal.

 

7. Jogar tênis – 7,0 MET

calorias

Jogar tênis durante uma hora elimina 490 calorias. Mas se você preferir o squash, exercício semelhante ao tênis e que tem MET 12,0, a queima calórica pode ser de 840.