Nutrição

A verdade sobre as barrinhas de cereal

Por Redação Doutíssima 05/09/2013

Mascaradas de alimento ideal, as barrinhas de cereal podem ser uma armadilha. As barrinhas são conhecidas por serem ricas em nutrientes que ajudam a eliminar a barriga e quebram um galho quando não temos tempo de comer algo mais elaborado, porém algumas delas contém mais calorias que uma barrinha de chocolate e escondem gorduras hidrogenadas e açúcares. Se você não quer cair nesta cilada, prefira barrinhas que contenham no máximo 200 calorias. Conheça agora a verdade sobre as barrinhas de cereal e veja quais são as mais recomendadas por nutricionistas:

barra-de-cereal-336481-1

Proteína

Geralmente, as barrinhas de cereal são feitas para atletas, por isso as proteínas são um dos ingredientes principais na fórmula mágica deste alimento prático. Ela também é responsável por abastecer a queima calórica e dar a sensação de saciedade entre as refeições.

Como escolher: A queridinha de quem quer perder gordura abdominal é a Whey, a proteína do soro do leite.

 

Carboidrato

O nutriente é responsável por fornecer energia de rápida absorção e reabastece o glicogênio eliminado após um intenso esforço físico. Ele também possibilita a secreção de insulina, que auxilia os músculos a se alimentarem de aminoácidos e se reconstruírem.

Como escolher: Grãos integrais e frutas secas são a escolha ideal.

 

Gordura

Mesmo se a ideia é secar a gordurinha, a gordura boa na barrinha é recomendada, pois promove a saciedade.

Como escolher: Prefira gorduras não saturadas, como as provenientes de castanhas e sementes, pois além de saciar a fome, não abstruem as artérias.

 

Fibra

As fibras auxiliam no funcionamento do intestino. Além disso, alguns estudos relacionaram o consumo de fibras com o aumento da longevidade e redução do risco de ter câncer de mama.

Como escolher: Fibras solúveis e insolúveis.

 

Vitaminas e minerais

Geralmente as barrinhas possuem itens polivitamínicos: muitas são ricas em antioxidantes e contêm nutrientes como potássio, ferro, folato e vitaminas A, C e D.

Como escolher: Prefira as barrinhas ricas em cálcio, pois este mineral éé essencial para a saúde dos ossos e é capaz de eliminar gorduras e evitar fratura por estresse.

 

Se o tempo é curto demais para ler as tabelas nutricionais

▬ Barra de cereais com abacaxi, blueberry e coco;

Orgânica, não tem glúten, conservantes e aromatizantes. Possui baixa dosagem de sódio, o que evita a retenção hídrica. Boa opção de lanche entre as refeições para quem é intolerante ou alérgica ao glúten.

Por unidade (25 g): 82 calorias, 16 g de carboidrato, 0,7 g de proteína, 1,8 g de gordura total (1 g de gordura saturada), 2,1 g de fibra e 32 g de sódio.

▬ Supino light banana e aveia;

Boa fonte de fibras, ajuda a regular o funcionamento intestinal e não contém adição de açúcares. É indicada para quem quer emagrecer ou manter uma alimentação saudável.

Por unidade (27 g): 78 calorias, 16 g de carboidrato, 1,4 g de proteína, 1,8 g de gordura total (1,4 g de gordura saturada), 2,9 g de fibra e 134 mg de sódio.

▬ Barra de cereais com quinoa, amêndoas e semente de gergelim;

É à base de quinoa, sem glúten, com baixo índice glicêmico e rica em fibras — alivia constipação intestinal.

Por unidade (40 g): 150 calorias, 20 g de carboidrato, 6 g de proteína, 5 g de gordura total (0,5 g de gordura saturada), 6 g de fibra e 80 mg de sódio.

 

Fonte: M de Mulher