Guia dos Dentes

Americana comedora de pedra não sabe do perigo para os dentes!

Por Redação Doutíssima 05/09/2013

ped-1

A novidade que temos agora aqui no site doutíssima é que além de informar o máximo possível sobre o que há de mais novo na odontologia e dicas e conversas sobre o dia-a-dia de quem precisa cuidar de sua saúde bucal, vamos buscar novidades também das pessoas que aprontam pelo mundo fazendo as mais variadas loucuras. Para começar com chave de ouro, tem a americana de 45 anos que jura que comer diariamente pedras. É isso mesmo, a comedora de pedra passou mais de 20 anos de sua vida comendo pedras dos mais variados tipos, sabores e composições. Então, em vez de comer uma batatinha ou uma azeitona, ela se delicia com uma pedrinha deliciosa.

Querem saber mais? Ela adora as pedras que não são lavadas, devido destacar o sabor. Nada como um passeio pelo jardim e o lanchinho já estar por lá, por toda parte e o melhor, de graça. O que ela não sabe ou sabe mas não consegue se controlar em não comer suas pedrinhas é que isso tem grandes efeitos para sua saúde geral e mais ainda sobre seus dentes e saúde bucal.

ped-2

São diversos os médicos que vem lutando contra esse distúrbio chamado alotriofagia, trata-se de um hábito extremamente prejudicial e que não acrescenta nada na vida da pessoa, apenas causando problemas como infecções parasitárias ou hemorragias internas provocadas por pedaços de pedras.

 

 

Quais os problemas que isso pode causar para os dentes?

– Quebras e fraturas de dentes.

– Desgastes do esmalte que é responsável pela proteção dentária e com isso causar sensibilidade.

– Ferimentos em gengivas, lábios e mucosa bucal em geral, podendo levar desde o aparecimento de feridas como aftas até mesmo infecções serias na boca.

– Alterações de ph e fluxo salivar causando diversos problemas como cárie, acúmulo maior de tártaro ou mesmo gengivites, periodontites e halitose.

Fechamos nossa primeira curiosidade de muitas, mas por favor, nada de sair por ai comendo pedras.

Foto: Divulgação/TLC