Guia dos Dentes

Entenda a necessidade da documentação ortodôntica

Por Redação Doutíssima 05/09/2013

    doc-6

Quando o ortodontista faz o tratamento ortodôntico em um paciente, ele vai mexer com estruturas importantíssimas do mesmo e para poder fazer um tratamento o mais preciso possível, ele precisa medir e planejar bem o caso, além de verificar possíveis problemas como dentes inclusos (dentro do osso), cáries ou inflamações em locais que não podem ser vistos facilmente e é nesse momento que entra a importância da documentação ortodôntica.

doc-5

A documentação ortodôntica é um conjunto de exames e procedimentos que normalmente possui um pacote de fotos extra-orais e intra-orais (você vai ter seu dia de modelo, prepare seu melhor sorriso que pode ser o começo de uma vida de fama e glamour), radiografias e um par de modelos de gesso. Esse pacote pode variar com a necessidade do caso ou o costume do dentista e muitos dentistas já utilizam a tomografia computadorizada para esse fim.

É importante dizer que a qualidade dos exames não depende somente da clinica que o realiza mas também da colaboração do paciente tanto nas fotos, como nas radiografias e moldagens para modelos de gesso.

Demora muito para fazer esses exames?

Não, é um exame super rápido e muitas clinicas trabalham com hora marcada. Você só precisa ir com o mínimo de acessórios de metal pois vai ter que tirá-los para as radiografias, os óculos também devem ser tirados.

doc-3

Dói para fazer o exame?

Não, nada que possa lhe causar dor é usado. Existem certos momentos que são um pouco desconfortáveis para alguns, como na hora da moldagem que alguns tem um pouco de náusea ou na hora de tirar as fotos intra-orais que precisa ser usado um acessório para manter a boca aberta e alguns não gostam muito.

doc-2

É caro? Quanto custa fazer esse exame?

Atualmente é bem acessível financeiramente e bem mais barato que uma tomografia computadorizada. Alguns planos de saúde odontológicos já cobrem 100% e alguns ortodontistas já tem parcerias com clínicas radiológicas dando descontos bem significativos. Praticamente todas as clínicas radiológicas trabalham com pagamento com cartão de crédito. Quanto ao valor, tenho que admitir que há uma grande diferença de preço entre as clínicas, vale e pena reparar nisso.

doc-1

A documentação não existe só para colocação de aparelho, ela pode ser pedida para diversos fins e ainda hoje conversaremos sobre outros tipos de documentações muito usadas na odontologia.