Filhos

Qual a idade certa para ter o primeiro celular

Por Redação Doutíssima 05/09/2013

As crianças de hoje em dia começam cada vez mais cedo a se interessar por tecnologias, mas não é só isso: a partir do momento em que elas possuem um celular, a relação de comunicação que elas têm com os outros muda de forma considerável. O Dia das Crianças está chegando e cocê deveestar atento a alguns fatores para saber qual a idade certa para ter o primeiro celular.

.

primeiro celular

Os pais devem avaliar bem antes de decidir sobre dar um celular para uma criança. Foto: Shutterstock

.

Alguns pais optam por dar um celular a um filho pequeno por se sentirem mais seguros, pois poderão localizar o filho mais facilmente em uma emergência, por exemplo. Porém, é preciso ficar de olho. Um “presente” como este pode estimular o consumo. As crianças têm uma tendência de confundir os celulares, que são cada vez mais modernos, com brinquedos eletrônicos e é aí que começam os exageros.

.

Primeiro celular

.

Veja o que você deve levar em consideração antes de ceder à insistência de seu filho:

Ele provavelmente vai te dizer que “todo mundo” tem um celular, mas não é verdade. A maioria das crianças (65%) já teve acesso ao primeiro celular, mas apenas 14% das crianças entre 5 e 9 anos têm um.

Antes dos 7 anos o celular é visto como um brinquedo qualquer, porém a idade ideal para possuir um celular varia de criança para criança. Algumas crianças aos 7 anos, são extremamente infantis, mas outras já são mais maduras e possuem uma vida social relativamente ativa, já dormem na casa dos amiguinhos ou ficam sozinhos no clube. Talvez este seja o momento certo para dar o primeiro celular ao seu filho.

Se você não quer dar um aparelho ao seu filho, uma opção é ter um aparelho “para a família” e, assim, quando seu filho tiver necessidade, você pode deixar que ele o utilize, por exemplo, se ele precisar avisar a hora de ir buscá-lo em uma festa de aniversário.

Já existem aparelhos fabricados especialmente para crianças e adolescentes. Isto pode ser uma boa opção.

Se estiver decidido a comprar o primeiro celular para seu filho, escolha um aparelho pré-pago e estipule um valor mensal. Por exemplo, até 10 anos, uma soma de 20 reais por mês é o suficiente. Aumente 10 reais para crianças de 11 a 14 anos. Aos 15, 50 reais são o ideal.

Para ensinar seu filho a controlar as chamadas e, assim, administrar desde cedo os próprios gastos, uma dica é pagar a conta de celular ou os créditos com a mesada.

Ensine a seu filho que celular não é brinquedo e deve ser utilizado para dar recados e fazer chamadas de urgência. Explique que existem tarifas diferentes para cada tipo de chamada.

Faça seu filho entender que, para sua própria segurança, seu número de telefone não deve ser dado a qualquer pessoa, apenas família e amigos próximos devem ter acesso à informação.

Quase nove (88%) em cada dez crianças que têm telefone móvel usam o aparelho para brincar com os joguinhos e 60% delas, para ouvir música. Fique atento à utilidade que seu filho dá ao aparelho e determine quando e por quanto tempo seu filho pode se dedicar a tais atividades.

A maioria das escolas não permite que os alunos possuam celulares dentro da sala de aula. Portanto avalie se é realmente necessário que ele possua um celular e, se for o caso, oriente-o a utilizar o aparelho apenas nos intervalos das aulas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!