Primeiros Socorros

Como cuidar de um hematoma

Por Redação Doutíssima 06/09/2013

Um hematoma é um acúmulo de sangue nos tecidos superficiais ou profundos (pele, órgãos, músculo) na sequência da ruptura de um ou mais vasos sanguíneos. Os hematomas cutâneos são os mais comuns, eles são distinguidos por uma cor azulada e inchaço doloroso. Quando um hematoma se desenvolve na unha, ele é chamado de hematoma subungueal. O hematoma também pode ocorrer no músculo de duas formas: um choque contra algo ou um golpe direto no músculo (o que ocorre muito no mundo esportivo), que podem gerar sangramento, assinalando uma grande lesão muscular.

Existem outros hematomas mais graves, que afetam tecidos profundos: hematoma intracraniano (hematoma subdural agudo, hematoma epidural, hematoma intracerebral, hematoma subdural crônico) ou hematoma retro-placentário (sangramento que ocorre durante o gravidez entre a placenta e do útero). Há também hematomas que surgem na pele espontaneamente e podem ser sinais de doenças mais sérias nos órgãos. Nesses casos, o auxílio médico é indispensável.

tumblr_lqdvivzech1r1oiz5o1_500_large

Para cuidar de hematomas subcutâneos e musculares

 

–  Um hematoma subcutâneo geralmente não é grave. Para cuidar dele, logo após o choque, lave a parte afetada em água fria ou aplique um pano frio sobre ela, depois massageie a área com pomada de arnica ou de heparina. Você também pode tomar remédios homeopáticos por via oral de Arnica 5 CH. Sua contusão vai passar por várias cores antes de desaparecer.

 

–  Se você tem um hematoma debaixo da unha e isso te incomoda muito, o seu médico pode fazer uma desinfecção depois de uma pequena abertura na unha, de modo que o sangue flua e o hematoma possa se curar com mais facilidade.

 

–  Se você tem um hematoma no músculo deve cuidar do hematoma e também da dor. O primeiro passo deve ser aplicar gelo de 15 a 20 minutos, três vezes ao dia sobre a área afetada. O frio vai causar a constrição dos vasos sanguíneos, o que vai limitar a propagação de sangue. Este tratamento é associado com uma bandagem da área para comprimir a lesão muscular. Para reduzir a dor você pode tomar paracetamol. Fazer fisioterapia também pode ser uma boa solução. Os exercícios fisioterápicos são baseados em alongamento e fortalecimento muscular, propiciando uma cura mais rápida e melhor cicatrização.

 

Fonte: doctissimo.