Qualidade de vida

5 Dicas para lidar com o estresse

Por Redação Doutíssima 09/09/2013

Quem não se estressa nessa vida? Seja em casa, no trabalho, na escola, na rua ou no supermercado, sempre vivemos momentos de estresse no nosso cotidiano. Muitos desses momentos poderiam ser evitados ou suportados se fizermos além de esforço, praticas simples que nos ensinam a lidar com esses momentos de tensão.

06-Estresse-Meditacao

1. Identifique a causa do seu estresse

O primeiro passo importante é saber as principais causas  do estresse. O que faz com que você fique mais irritado(a), tenso(a), nervoso(a) no dia-a-dia? Quais são as coisas que tiram você do sério? Faça uma lista destas situações cotidianas.

 

2. Mude sua rotina

Com sua lista em mãos o próximo passo é fazer algumas mudanças  em seus hábitos. Procure agir de forma diferente frente as situações estressantes. Mude algumas rotinas para buscar mais equilíbrio. Priorize as atividades que te dão prazer e se não tiver como fugir das estressantes, compense fazendo algo que te relaxe em pequenas pausas durante essa atividade ou mesmo depois.

 

3. Não se cobre demais

O perfeccionismo pode ser causador de muito estresse. Você pode estar super cansado mas se sente cobrado por realizar algo perfeito, o que gera muito estresse.  Se sua agenda está cheia de atividades desnecessárias, sua rotina se tornará ainda mais cansativa. Para se conservar, tente realizar o menos possível de atividades na época onde o estresse está alto.

 

4. Aprenda a dizer “não”

Não serve para nada aceitar mais responsabilidades se isso te colocará em uma situação de estresse. Você acaba fazendo as coisas abaixo do nível que poderia. Conheça os seus limites e tente cumpri-los, seja na sua vida pessoal ou profissional, recuse-se a aceitar responsabilidades adicionais se não for suportar a pressão.

 

5. Leve uma vida saudável

Ter uma vida saudável significa cuidar da saúde física, mental, relacional, emocional e espiritual. Tente realizar atividades variadas tanto em todos estes aspectos, lembrando que quando nos concentramos em  apenas uma ou duas delas o estresse tem mais chance de aparecer ou permanecer.  Distribua seu tempo de forma adequada para fazer muitas coisas diferentes.

 

Fonte: Portal do marketing, Universia, Escola psicologia.