Guia dos Dentes

Como potencializar o clareamento dental

Por Redação Doutíssima 09/09/2013

whi-4

O que mais ouvimos falar hoje em dia, na odontologia é sobre clareamento dental, seja ele caseiro, com o uso de moldeiras, a laser ou led, com o tratamento diretamente no dentista. O que não prestamos muita atenção é no fato de o que precisamos fazer para que esse clareamento dure mais tempo e cause o mínimo de danos aos dentes.

whi-3

O que precisamos entender é que o clareamento nada mais é do que:

Utilização de substâncias que são ativadas e é com essa reação química que ocorre a mudança de coloração dos dentes. Existem várias substâncias e diversas variações de concentração dessas substâncias e é ai que está o perigo no tratamento de clareamento dental indiscriminado. Os géis mais comuns são a base de:

– Peróxido de carbamida;

– Peróxido de hidrogênio.

Quanto mais forte e concentrado o peróxido, mais rápido e branco é o processo de branqueamento (ou clareamento dental), mas em compensação maiores são os efeitos colaterais que podem ser temporários ou definitivos. É importante entender também que a gengiva não pode ser “clareada” (pelo menos não desta forma) e o gel de clareamento dental é um forte agressor gengival.

Close-up beautiful smile

O que precisamos fazer para que o clareamento dental dure bastante tempo?

– Evitar bebidas com corantes como vinho, café, açaí, coca-cola e similares. Tudo que usar tem que ser o mais neutro possível e pode utilizar canudinho para casos que não consiga se livrar desses alimentos e bebidas.

– Nem pensar em fumar pelo menos por 3 meses após o processo de clareamento.

– Fazer consultas regulares ao dentista tanto antes quanto depois do tratamento para que o mesmo possa remineralizar o elemento dentário caso necessário e remover possíveis manchas alimentares recentes, antes que as mesmas se concentrem em estruturas mais internas do dente.

Escovar os dentes com maior regularidade e cuidado com alimentos ácidos que se tornam mais prejudiciais ainda.

whi-2

É compreensível a busca cada vez maior por uma estética o mais perto da perfeição possível, mas não podemos esquecer que sem saúde, de nada valem os dentes brancos. O clareamento dental é uma tecnologia extremamente viável para os mais diversos benefícios porém, é importante, como tudo na vida, nos distanciarmos dos excessos e termos a saúde em primeiro lugar sempre.