Gestante

Saiba tudo sobre o hipotiroidismo durante a gravidez: como lidar?

Por Dra. Simone Austgulen 09/09/2013

hipotireoidismo-durante-a-gravidez-3

Uma mulher portadora do hipotiroidismo deve seguir uma série de recomendações quando estiver planejando ficar grávida. Primeiramente a paciente deve se programar! O endocrinologista que a acompanha deve ser um dos primeiros a saber sobre sua decisão de ter um filho.

 

Porque devo me programar?

A tiróide tem um papel fundamental durante a gravidez. Durante o período inicial, o feto depende completamente da produção hormonal da mãe para se desenvolver corretamente. A secreção do hormônio tiroidiano pelo feto começa somente a partir da 12ª semana de gravidez. Ou seja, a mãe portadora de Hipotireoidismo precisa estar com a dosagem hormonal equilibrada para que não falte hormônio para o bebê.

hipotireoidismo-na-gravidez1 

Somado a isso, há uma mudança no metabolismo da mulher grávida que durante esse período terá uma maior necessidade de produção de hormônio tireoidiano.  O médico provavelmente irá modificar a dosagem do medicamento logo nas primeiras consultas.

  • Leve sempre o resultado do seu último exame de sangue para que o médico possa fazer uma avaliação mais rápida e precisa.
  • A dose da medicação provavelmente será modificada ao longo da gravidez. A necessidade da medicação varia dependendo do trimestre da gestação. Quanto mais vamos nos aproximando do nascimento, menos necessitamos do hormônio.
  • O mais importante é uma dose bem ajustada no primeiro trimestre da gestação, por isso a importância de programar a gravidez.
  • Não tente interpretar o resultado do seu exame sozinha, os valores modificam muito nessa época.
  • Além disso, a maioria dos laboratórios não tem valores específicos para mulheres grávidas e olhar simplesmente os valores esperados para a população geral não vai ajudar a saber sua real situação.

cosmeticos na gravidez 450x338

Quais são as principais consequências do Hipotiroidismo na gravidez sem tratamento?

O Hipotiroidismo não tratado pode implicar em graves complicações materno-fetais. A mulher que não tiver a dosagem da medicação bem ajustada pode ter dificuldades para engravidar:

  • Há um maior risco também de abortamentos, pré-eclâmpsia e hemorragia pós-parto.
  • Quanto ao feto, o hormônio tiroidiano tem uma forte influência no desenvolvimento psico-neuro-intelectual. Poderá haver um déficit intelectual futuro. Além disso, há maior risco de prematuridade, malformações e morte perinatal.

Então futuras mamães, antes mesmo da gravidez o mais prudente é marcar uma consulta médica. Evitar é sempre a melhor maneira de manter a saúde!
Uma mulher portadora do Hipotiroidismo deve seguir uma série de recomendações quando estiver planejando ficar grávida.

Primeiramente a paciente deve se programar! O endocrinologista que a acompanha deve ser um dos primeiros a saber sobre sua decisão de ter um filho.