Maquiagem

Como utilizar o pó translúcido

Por Redação Doutíssima 09/09/2013

trsnlcd

 

Pó translúcido: Evite os erros de Nicole Kidman e Débora Nascimento.

 

O pó translúcido é o irmão mais novo do pó de arroz e serve para dar o toque final à maquiagem, eliminando o brilho causado pela oleosidade natural da pele e fixando a maquiagem. Normalmente ele se apresenta como um pó solto, embora existam também as versões compactas. Ele pode ser encontrado nas cores branco ou rosado, porém na pele ele “desaparece”, pois não possui pigmento de cor como os pós comuns. Os produtos mais modernos também oferecem acabamento HD (high definition) que foram criados para fazer o acabamento em maquiagens de pessoas que aparecem em transmissões de TV de alta resolução, pois não marcam os vincos do rosto, escondem imperfeições com leveza e têm longa duração. Uma das vantagens do pó translúcido é que ele se adapta a quase qualquer tom de pele. Porém as mulheres de pele morena ou negra devem preferir os pós coloridos, pois o translúcido pode conferir a elas uma coloração acinzentada.

Na hora de aplicar o produto, escolha um pincel tipo vassourinha ou leque. Ele é o mais recomendado, pois seu formato ajuda a espalhar e tirar o excesso ao mesmo tempo. Caso você não tenha um pincel com o formato adequado, utilize o pincel tradicional de pó, aquele mais arredondado, mas tome cuidado na quantidade do produto aplicado e procure sempre tirar o excesso. Aplique em movimentos circulares bem suaves, sem esfregar o pincel na pele. Esfume bastante para evitar os excessos concentrados em alguns cantos do rosto.

Não existem regras para ditar o lugar do rosto adequado para aplicar o produto, mas a opção para quem não é profissional e não quer correr o risco de exagerar na dose é aplicar apenas na zona T (centro da testa, laterais do nariz e queixo) depois da base e do corretivo. Evite os excessos na área ao redor dos olhos e da boca – o pó pode se acumular nas pequenas linhas de expressão e causar um efeito negativo no make.

O pó translúcido contém partículas que refletem a luz. Geralmente, o produto fica invisível sob a luz natural, mas basta a luz intensa de um flash para que o efeito pálido apareça. Para evitar esse erro, espalhe muito bem o produto. Se ficar em dúvida, faça o teste: tire uma foto sua com flash antes de sair de casa e veja o resultado.

 

 

Fonte: Mulher UOL