Nutrição

5 Alimentos energizantes

Por Redação Doutíssima 10/09/2013

Alimentos-ricos-em-fibras

Os alimentos energéticos são aqueles que conferem mais disposição ao organismo. Alguns alimentos, como açúcar e café são capazes de causar a impressão de energia, porém o efeito é passageiro e logo depois o cansaço volta ainda mais intenso.

Capazes de acelerar o metabolismo e diminuir a fadiga, os alimentos energéticos mais comuns e eficazes são os carboidratos como pães, biscoitos ou macarrão.

Praticantes de esporte ou pessoas que, de alguma forma, têm um gasto muito grande de energia e em um espaço curto de tempo, devem ingerir alimentos energéticos cerca de 15 minutos antes de começar o esforço físico e ingerir novamente alimentos ricos em açúcar e proteína após o treino para minimizar o desgaste muscular e melhorar a resistência.

Os alimentos energéticos fornecem em média 4 calorias por grama. Água, vitaminas e minerais não têm calorias, mas melhoram o funcionamento do organismo. Os alimentos fonte destes nutrientes, como as frutas e verduras, são considerados alimentos reguladores.

Quer saber como repôr as energias? Conheça 5 alimentos energizantes capazes de deixar você mais disposto (a):

  1. Os cereais integrais possuem carboidratos, vitaminas e minerais que dão energia ao corpo. Adote o hábito de comer arroz integral, aveia e quinoa em flocos e prefira os pães e biscoitos na versão integral.
  2. Frutas como banana e maçã são ótimos energizantes. A banana possui frutose (açúcar encontrado nas frutas), vitaminas E, além de ser fonte de triptofano, um aminoácido que serve de matéria prima para a produção de serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais. Já a maçã, além de ser fonte de frutose, possui o ácido málico que ajuda na produção de energia.
  3. O ômega-3, encontrado na linhaça ou em óleo de peixe, é um tipo de gordura que ajuda na circulação, ajudando na chegada de oxigênio no cérebro, melhorando, assim, o funcionamento da mente.
  4. O açaí é o melhor amigo de quem quer ter uma vida saudável. Além de ser um produto extremamente versátil, podendo ser consumido de várias formas diferentes, é delicioso e é um poderoso energético, principalmente se servido com mel e granola. Ele é uma poderosa fonte de proteínas, lipídios, fibras, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B1, B2 e C e, ainda, de antioxidantes que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como câncer.
  5. Uma opção para um café da manhã energizante é beber um chá verde no lugar do café, pois apesar de possuir menos cafeína, ele acelera o metabolismo e estimula o cérebro a funcionar mais rápido e melhor.

 

 

Fontes: M de Mulher | Tua Saúde