Moda

Alerta de tendências: o retorno das lentes de contato coloridas

Por Redação Doutíssima 10/09/2013

Elas foram as queridinhas das pessoas que queriam mudar a cor dos olhos nos anos 80, mas por muito tempo foram julgadas como fora de moda. Quem diria que as lentes de contato coloridas cairiam no gosto de muitas celebridades novamente? Entre suas adeptas estão a modelo Kendall Jenner e a cantora Selena Gomez.

Lentes coloridas, a tendência da vez

A moda gira em torno de celebridades e, mais atualmente, fashionistas. Basta aparecer nas redes sociais delas para se tornar uma tendência. Uma das mais recentes são as lentes de contato coloridas, que já foram muito usadas para trazer novidade ao olhar.

Em alguns eventos, a cantora Selena Gomez apareceu diferente, mudando seus olhos castanhos por uma coloração azul. Nessa mesma onda, celebridades como Kendall Jenner, Tyra Bank, Michelle Keegan e a brasileira Thassia Naves postaram fotos em suas redes sociais com lentes coloridas.

Se a primeira coisa que você pensa quando imagina o resultado é em algo bastante artificial, vale a pena rever seus conceitos. Enquanto algumas servem para mudar completamente a cor do olho, outros podem apenas dar um realce à coloração natural.

lentes

As lentes coloridas podem ser bastante discretas. Foto: iStock, Getty Images

Lentes de contato precisam de receita médica

O que começou como uma moda também é um potencial perigo para a saúde. Mesmo lentes cosméticas, que não têm qualquer correção de visão, devem ter receita de oftalmologista, segundo resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Isso porque elas oferecem riscos, especialmente infecções. Muito disso ocorre porque as pessoas escolhem sem conhecer quais são as características ideais para cada tipo de olho e como elas devem ser avaliadas.

Há perigos como úlcera na córnea, conjuntivite e diminuição da visão. Além disso, não as manter higienizadas e úmidas é capaz de aumentar o risco de complicações. Vale saber que infecções bacterianas podem ser extremamente rápidas e até causar cegueira.

Quem está usando esse tipo de acessório pela primeira vez às vezes sequer sabe como colocá-lo, expondo-se ainda mais ao risco de danos ao globo ocular. A procedência do produto também outra grande preocupação. Existem produtos ilegais e não regulamentos no mercado, que utilizam corantes que contêm metais pesados, como mercúrio e chumbo.

Tais produtos químicos são tóxicos e capazes de penetrar o olho. Por isso, se você realmente quer usar lentes coloridas, deve fazer um exame com um profissional qualificado e obter uma receita médica válida.

É importante ainda recorrer a lojas especializadas na venda desse tipo de produto e ter o cuidado de seguir as instruções para colocação e manutenção delas. Caso note o aparecimento de problemas, procure ajuda médica imediata. Os primeiros sintomas de que algo está errado costumam ser vermelhidão, dor nos olhos e visão diminuída.

E você, usaria lentes coloridas? Deixe o seu comentário!