Guia dos Dentes

Aparelho Be flash

Por Redação Doutíssima 10/09/2013

be-6

A Técnica com o aparelho Be Flash veio possibilitar novos recursos para a reabilitação dinâmica e funcional dos maxilares, trazendo maior facilidade na elaboração dos aparelhos e maior qualidade dos materiais. Tem um fator estético bem significativo e custo relativamente baixo.

O que é essa técnica e como é esse aparelho?

É uma associação da força elástica do aparelho fixo com a reabilitação dinâmica e funcional dos Maxilares.

São aparelhos encapsulado que permitem o ortodontista movimentar os dentes e ao mesmo tempo agir desocluindo os dentes para que os mesmos não se toquem. Com isso, existe uma ação tanto no sistema como nos dentes e menor atrito devido diminuir toque entre os dentes no momento em que o dente se movimenta.

Essas cápsulas são constituídas de acetato, acrílico e silicone e não precisam ser coladas ao dente. Isso é feito através de uma máquina chamada plastificadora que trabalha à vácuo e permite moldar e associar componentes como os citados acima.

be-5

Elas são utilizadas para pequenos tratamentos como:

– Fechar diastemas que são espaços entre os dentes, maiores que o tamanho considerado normal, prejudicando estética e função.

– Corrigir giros dentários.

– Fechar mordida aberta.

– Alguns casos de retrações.

– Dentre outras funções relatadas na literatura.

be-1

Um fator bem importante relatado pelos que utilizam o aparelho é o fato de ele não realizar, pelo menos em sua maior parte, inclinações dentárias e sim, movimentos chamados de totais ou de corpo. Isso faz com que o tratamento se torne mais duradouro.

be-3

É um aparelho que relata trabalhar com o equilíbrio muscular, oclusal e das bases ósseas e com isso, não necessitar de exodontias. Como o aparelho não é colado ao dente, propõe menor comprometimento de estrutura dentária bem como, de qualidade ao escovar e alimentar.

be-4

Vou ter que relatar que não costumo trabalhar com esse tipo de aparelho porém, os colegas que trabalham relatam bons resultados. Mais uma opção de tratamento que deixo aqui para vocês e precisamos estar sempre aberto a isso e saber que não é devido não usarmos que não funciona.