Guia dos Dentes

Biossegurança no consultório dentário

Por Redação Doutíssima 10/09/2013

bio-3

A biossegurança é uma das coisas que acho importantíssimas nas clínicas odontológicas, assim como, em todo ambiente que trabalha com saúde. Esse termo se refere a tudo que diz respeito à limpeza adequada de tudo que existir dentro do consultório odontológico.

bio-5

Como podemos definir a biossegurança?

De uma forma bem ampla gosto da definição de Teixeira & Valle, 1996 que diz que “a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados”.

Quando falamos de odontologia, essas medidas seriam para que não exista contaminação ao paciente, ao Cirurgião-Dentista e  a sua equipe de trabalho. 

bio-4

Como seriam essas medidas?

– Desinfecção das salas de atendimento e superfícies onde ficam os instrumentas ou qualquer coisa que o dentista vai usar para colocar na boca do paciente.

bio-6

– Uso dos equipamentos de proteção individual como jalecos, luvas, toucas, máscaras, óculos de proteção e tudo que fique colocado diretamente na pessoa.

-Limpeza dos instrumentais de modo a seguir as normas e regras de descontaminação.

-Dentre outros métodos e técnicas utilizados para que tudo fique livre de microorganismos que possam lhe causar mal ou ao seu dentista ou às pessoas que estejam na sala com a equipe odontológica.

bio-1

Nada como um consultório limpinho e cheiroso, com as coisas todas em seu devido lugar e certeza de saúde de todos. Os microorganismos que falamos são invisíveis ao olho nu e é por isso que regras tem que ser seguidas. Quando falamos de biossegurança, todo cuidado é pouco e isso se estende para os postos de saúde, prontos socorros que possuem atendimentos odontológicos e laboratórios de próteses e aparelhos ortodônticos. Dentistas tomem cuidado ao escolher seu protético e pacientes tomem cuidado ao escolher seu dentista.