Nutrição

8 Razões para evitar os conservantes alimentares

Por Redação Doutíssima 11/09/2013

Você sabia que os conservantes alimentares são usados em produtos como enlatados, carnes processadas (como presunto e salsichas) e até em refrigerantes? Pois bem, os conservantes são substâncias  naturais ou artificiais utilizadas para conservação de alimentos e de diversos outros produtos. A função dos conservantes é prevenir ou inibir o crescimento de micróbios e evitar alterações químicas indesejáveis, garantindo uma longa duração destes produtos que podem ficar estocados ou armazenados por meses e até anos.

Contudo os conservantes não são apenas mocinhos, eles se tornam vilãos da nossa saúde quando pensamos em algumas questões. Indicamos 8 motivos que você tem para evitar produtos ricos em conservantes. Confira conosco.

tn_620_600_EnlatadosLatasAC_020610

 

1. Os alimentos ricos em conservantes também tem o sabor alterado. Assim, quando você prova o alimento natural, corre o risco de preferir o industrializado porque tem mais sabor.

2. O consumo excessivo de produtos com conservantes em geral pode causar câncer no intestino.

3. Possuem uma grande quantidade de sódio, pois o sal também é utilizado como conservante. Essa substância se ingerida de maneira excessiva provoca inchaço,  aumento da pressão arterial e retenção de líquido.

4. Esse tipo de alimentos geralmente também possui corantes artificiais, que também fazem mal à saúde, principalmente sendo perigosos para pessoas que apresentam alergias.

5. Em pesquisa publicada na revista “The Lancet” (2007), é citado que o conservante benzoato de sódio (conservante comumente utilizado em refrigerantes) e os corantes alimentares causavam sintomas de transtorno de déficit de atenção nas crianças.

6. Outro pesquisa sobre o benzoato de sódio (ou ácido benzóico), identificou uma reação pouco conhecida quando misturado com ácido ascórbico, ou vitamina C. Quando essas duas substâncias se unem, forma-se uma pequena quantidade de uma toxina chamada benzeno, que é um conhecido agente cancerígeno.

7. O conservante ácido deidroaceticos, presente em carnes pode causar dificuldades digestivas.

8. O nitrito ou nitrato de sódio, é um conservante usado principalmente em cachorros quentes, carnes, presuntos e bacon, que também intensifica o sabor e coloração desses alimentos. O problema deste conservante é que é um agente causador de câncer, pois as chamadas nitrosaminas são criadas durante o processo de cozedura ou já no interior do estômago.

 

Fonte: infoescola, i-legumes, tribuna da Bahia.