Guia dos Dentes

Conheça os primeiros aparelhos ortodônticos da história!

Por Redação Doutíssima 11/09/2013

ant-1

Há muiiiiiiiito tempo atrás precisava ter muita coragem para pensar na possibilidade de desentortar um dente ou manter um dente na boca para poder mastigar com ele. Era tudo muito intuitivo e feito de forma experimental e como tudo que se experimenta, a sorte é a única ciência. Vamos falar um pouco sobre os primeiros aparelhos ortodônticos da história, se é que podemos chamá-los assim.

Vamos falar um pouquinho de história:

Os gregos já estudavam uma forma de desentortar os dentes e isso foi constatado quando foram estudados cadernos pessoais como de Hipócrates ou Aristóteles.

No Egito, foram encontradas múmias com utensílios metálicos em dentes mas não sabemos se eram para desentortar dentes ou somente para mantê-los na boca.

dent-3

– Uma civilização menos conhecida, chamada Etrusca, um dos povos mais antigos da Península Itálica, prendiam os dentes dos mortos a pedaços de madeira e com isso queriam que os dentes continuassem com os mortos na vida após a morte.

Os romanos já foram bem espertos e começaram a utilizar a técnica de pressão digital manual para corrigir dentes tortos.

– O primeiro aparelho que poderíamos chamar de início da ortodontia veio, na Europa do século XVIII, com esse aparelho chamado de bandeau, o dentista visionário queria expandir a arcada para poder acomodar melhor os dentes.

– A partir do século XIX, o negócio começou a tomar forma de ortodontia de verdade e daí para frente a evolução foi ocorrendo em passos largos.

dent-2

Acho que só podemos conhecer bem nosso presente através do conhecimento adquirido no passado e às conquistas feitas por homens realmente brilhantes. Quando percebemos isso, podemos firmar os pés no chão e planejar um futuro de realizações.

Realmente os aparelhos antigos são extremamente feios e desconfortáveis, gerando uma série de efeitos colaterais mas tenho certeza que daqui há algumas dezenas de anos, alguém lá na frente vai estar falando a mesma coisa de nossos aparelhos em safira belíssimos e extremamente tecnológicos.

Cuide da história, ela que criou você.