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Nutrição

Carga Glicêmica x Índice Glicêmico: qual a diferença?

Por Dra. Simone Austgulen 11/09/2013

Diabetic is doing a glucose level finger blood test.

Índice glicêmico é um valor dado a cada tipo de alimento levando-se em conta o perfil de absorção dos carboidratos contidos no mesmo. Esse valor será estipulado em comparação com o açúcar, o qual possui uma grande capacidade em gerar hiperglicemia.

 

E o que é a Carga Glicêmica?

A grande questão quando falamos em uma dieta saudável é que não só a qualidade dos alimentos é importante, mas a quantidade também.

A Carga Glicêmica é a ferramenta que leva em conta não só a qualidade, como também a quantidade dos alimentos. É um conceito mais sofisticado e mais eficaz.

Levaremos em conta  a quantidade real de carboidratos contida no alimento multiplicado pelo seu Índice Glicêmico. O alvo é calcular o resultado do impacto de uma porção de um determinado alimento, com um determinado Índice Glicêmico.

A fórmula utilizada para o cálculo da Carga Glicêmica é:

IG do carboidrato x gramas de carboidrato/100

Alimentos com alto índice Glicêmico em menores quantidades podem ter o mesmo efeito sobre a glicemia que uma quantidade maior de alimentos com baixo Índice Glicêmico. Além disso, nem sempre o volume do alimento vai ter relação com a quantidade de carboidratos que ele contém. Avaliando uma banana, temos uma quantidade maior de carboidratos do que em uma maça. Apesar disso, não vemos muita variação de volume.

Conhecendo de perto a tabela, podemos fazer escolhas melhores. Usando o mesmo exemplo anterior, uma única maçã tem uma Carga Glicêmica 3 vezes menor que a Carga Glicêmica de uma única banana. Se você prestar atenção somente nas calorias, não vai ver quase diferença entre essas duas frutas. Os valores do Índice glicêmico, que não levam em consideração a quantidade de carboidratos dos alimentos, também não mostram a real diferença entre essas duas frutas.

A escolha dos alimentos deveria sempre levar em consideração esse parâmetro. Obviamente fica muito difícil programar uma dieta sozinho, e nem seria recomendável. O ideal é que você procure orientação com um profissional capacitado.

Resumindo, pessoas que tem por objetivo perder peso devem optar por alimentos com baixa Carga Glicêmica.

Mesmo para aquelas pessoas as quais a perda de peso não seja importante, conhecer a tabela de Carga Glicêmica é fundamental. Dessa forma, você terá em mãos mais uma ferramenta para ajudar a fazer escolhas de uma forma mais inteligente e saudável.

Evitar o ganho de peso e optar por uma dieta mais leve é sempre a maneira mais fácil de afastar problemas futuros de saúde.


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