Nutrição

Contagem de Carboidratos garante menor limitação para diabéticos

Por Dra. Simone Austgulen 11/09/2013

Carbohydrate-food-shot-@-350-300x218

O Diabetes Mellitus traz muitas limitações aos portadores desta doença. O paciente deve evitar o consumo não só de alimentos doces como também devem ter cuidado com a ingestão de carboidratos.

Todos os envolvidos no tratamento devem ser informados que carboidratos não complexos como o pão branco, arroz e macarrão não integrais podem causar picos de glicose na corrente sanguínea tão grave quanto os alimentos doces”.

Todas essas limitações tornam o tratamento do Diabetes muito difícil. Isso pode afetar a vida social da pessoa, podendo inclusive predispor a um risco maior de distúrbios de humor. Durante a adolescência essa dificuldade de adaptação pode ser ainda mais grave.

O avanço do conhecimento na área de Nutrição e Endocrinologia tem facilitado o tratamento destes pacientes. Uma forma de manter níveis adequados de glicemia é através da Contagem de Carboidratos ao invés da total restrição de certos alimentos.

A Contagem de Carboidratos é o conhecimento da quantidade de carboidratos contida em cada alimento. O cálculo será feito dependendo da qualidade e da quantidade do que se come em cada refeição. Uma vez obtido esse número, o paciente vai calcular a dose de insulina a ser aplicada de acordo com a prescrição médica. Cada um terá uma dose diferenciada baseada no seu perfil metabólico.

Podemos usar como exemplo um paciente que tenha ido ao cinema e comido duas xícaras de chá de pipoca. Uma xícara de chá de pipoca contém em média 10 gramas  de carboidrato, nesse caso o cálculo da aplicação de insulina será feito para 20 gramas de carboidrato. A dose específica de insulina é individualizada. Crianças e adultos vão ter necessidades bastante diferentes.

alimentos-ricos-em-proteinas-e-carboidratos-modelo

Essa não é uma carta branca para o paciente portador do Diabetes comer indiscriminadamente.

O paciente deve manter uma dieta saudável e controlada no seu dia-a-dia, mesmo que esteja usando esse método para o cálculo de insulina. A diferença é uma maior liberdade durante momentos de lazer.

A limitação será menor e uma vez que o paciente esteja mais à vontade com o seu tratamento, a adesão será muito maior. Dessa forma, o bem-estar do paciente será garantido e isso vai se refletir em uma melhor qualidade de vida.