Especialidades > Filhos

Diabetes Mellitus na infância: Quando suspeitar?

Por Dra. Simone Austgulen 12/09/2013

Diabetes infantil 3

O Diabetes Mellitus é uma desordem metabólica caracterizada pela falência da produção de insulina pelo pâncreas e consequente aumento da glicose no sangue. As consequências podem ser tanto imediatas quanto tardias.

 

A falência pancreática tem duas causas principais:

A primeira é através de um processo autoimune que provoca a destruição das células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas, a segunda está relacionada a uma resistência periférica a insulina geralmente secundária a obesidade.

O Diabetes na infância é geralmente relacionado ao primeiro tipo de Diabetes descrito. Entretanto, o aumento da obesidade entre as crianças tem aumentado o tipo de Diabetes relacionado a resistência periférica a insulina. Os pais devem levar ao médico as crianças com um peso maior que o considerado normal para sua estatura e idade. O melhor é fazer uma avaliação do seu estado metabólico e tentar corrigir eventuais erros no estilo de vida para evitar o desenvolvimento do Diabetes.

Diabetes infantil

Os sintomas clássicos são principalmente relacionados ao Diabetes autoimune e ocorrem de maneira abrupta. Os pais vão notar uma diferença no comportamento da criança:

– A criança vai pedir para tomar mais água.

– A frequência urinária aumentará.

– Pode ocorrer inclusive retorno da falta de controle da micção durante a noite. Isso quer dizer que a criança pode voltar a fazer xixi na cama.

– Outra mudança de comportamento marcante é uma pronunciada perda de peso apesar do aumento do apetite.

– A criança pode apresentar também alteração visual e um outro sinal de alerta é uma maior frequência de doenças como: candidíase e infecções na pele.

Obesidade infantil 2

O que devemos esclarecer aqui é que pode até parecer fácil notar todas essas mudanças de comportamento no seu filho, mas muitas vezes elas podem passar despercebidas na correria do dia-a-dia e você só vai notar quando a criança precisar de atendimento hospitalar de urgência. Outras vezes o processo de instalação da doença ocorre realmente muito rápido e a família pode ser pega mesmo de surpresa.

Caso seja identificada a doença, saiba que o tratamento do Diabetes Mellitus avançou muito nos últimos anos. O paciente pode alcançar uma qualidade de vida satisfatória. A ajuda de toda a família é fundamental como suporte para a criança aprender a conviver com o Diabetes.