Nutrição

A verdade sobre os nuggets do McDonnalds

Por Redação Doutíssima 12/09/2013

O pesquisador Christopher Ochner, Ph.D., associado do Centro de Pesquisas de Obesidade e Nutrição de Nova Iorque foi a fundo em uma investigação sobre os McNuggets, os nuggets servidos na rede de fast food americano McDonald’s. Ochner está muito familiarizado com o menu McDonald. Há alguns anos, ele conduziu um experimento em si mesmo, gerando o conhecido documentário “Super Size Me”. Vejamos o que ele descobriu sobre os nuggets.

culinariamcnuggetssegredo

 

Valor nutricional (6 unidades):

280 calorias, 18 gramas de gordura, 18 gramas de carboidratos, 13 gramas de proteína, 0 gramas de açúcar, 540 miligramas de sódio, 1 grama de fibra dietética.

 

Ingredientes:

Peito de frango desossado, água, alimentos amido-modificado, sal, tempero (extrato de levedura autolisada, sal, amido de trigo, aromatizantes naturais [fonte botânica], óleo de cártamo, dextrose, ácido Cítrico), fosfatos de sódio, aroma natural (fonte botânica).

Passado à milanesa com: Água, farinha enriquecida (farinha de trigo branqueada, niacina, ferro reduzido, mononitrato de tiamina, riboflavina, ácido fólico), farinha de milho amarela, farinha de trigo branqueada, alimento amido-modificado, sal, levedura (bicarbonato de sódio, ácido de sódio pirofosfato de sódio, fosfato de alumínio, fosfato monocálcico, lactato de cálcio), especiarias, amido de trigo, dextrose, amido de milho. Contém: Trigo.

 

A pesquisa

 

FRANGO: É sempre bom ver a comida real listada como o primeiro ingrediente: peito de frango desossado. “O primeiro item na lista de ingredientes significa que o alimento contém mais desse item que qualquer outro ingrediente da receita”, disse Ochner. Contudo, enquanto McNuggets são ‘feito com 100 por cento frango ” como citado no site McDonalds.com, Ochner diz que não há nenhuma maneira de saber qual porcentagem de todo o nugget é realmente frango. “Peito de frango desossado é quase uma proteína pura, apresentando um índice de 0,2 gramas de proteína com menos de 20% de gordura “, explica Ochner. “McNuggets, por outro lado, tem um índice medíocre de proteína, 0,046, com 57% de kcal de gordura”.

 

GORDURA: McNuggets tem 57% de gordura! Um contribuinte gordo pode ser óleo de soja hidrogenado, que é carregado com gorduras trans. “Eu não supeito que há uma tonelada dele lá dentro, porque a gordura saturada é relativamente baixa. No entanto, alguma dessa gordura é quase certamente parcialmente hidrogenada, o que também contribui com a preservação do nugget”.

 

TBHQ:  Este poderoso conservante à base de petróleo (que também é encontrada em vernizes, lacas, pesticidas, cosméticos e perfumes) pode ser usado para ajudar a galinha e outros ingredientes a manter suas formas distintas. Consumido em doses elevadas – e é difícil determinar exatamente o quanto é adicionado ao McNuggets – este produto químico pode ser tóxico. Possíveis efeitos colaterais incluem náuseas, delírio, colapso, zumbido nos ouvidos e vômitos. Alguns estudos têm ligado a hiperatividade em crianças, asma, rinite, dermatite, sintomas de TDAH agravada e inquietação. Além disso, estudos com animais têm relatado que pode causar danos ao DNA. Esta evidência científica foi o suficiente para que McDonald removesse totalmente este ingrediente de seus McNuggets vendidos no Reino Unido.

 

DIMETILPOLISILAXANO: Este agente anti-espuma à base de silicone também foi removido da lista de ingrediente McNugget do Reino Unido – e com razão, também. Enquanto McDonalds.com admite que “uma gota de um aditivo em óleo vegetal é adicionado simplesmente para evitar a formação de espuma na superfície que ocorre naturalmente na culinária,” o que não foi dito é que este mesmo produto químico é encontrado na bolinha de borracha, em lentes de contato, dispositivos médicos, xampus, óleos lubrificantes, telhas resistentes ao calor e implantes mamários. “Não há estudos sugerindo quaisquer efeitos tóxicos”, disse Ochner, “mas é definitivamente duro de imaginar”.

 

LEVEDURA AUTOLISADA EXTRA: Este ingrediente sorrateiro contém glutamato monossódico (também conhecido como MSG), que permite ao McDonald criar a ilusão de que você está recebendo mais proteína com cada mordida que você realmente dá. Esse é um barato ingrediente que reenforça o sabor do frango. Dito isto, esta é uma forma desonesta de enganar você o consumidor de frango real, com diminuição nos custos e evitando a palavra “MSG” no rótulo.

 

SÓDIO FOSFATO DE ALUMÍNIO: A palavra-chave aqui é “de alumínio.” Você sabe, o elemento metálico prateado que você usa como suporte no forno para a assadeira? Ochner explicou que este ingrediente é produzida sinteticamente a partir de alumínio, assim como o ácido fosfórico e hidróxido de sódio. Enquanto tudo isso soa muito apetitosa, sua função não é para seduzi-lo, mas sim para atuar como um agente de fermentação que é muitas vezes utilizado em misturas de farinha, como na parte à milanesa do McNugget. Em termos de segurança, o consumo diário de alumínio varia de 10 a 100 mg, por isso, por enquanto o McDonald  está dentro do limite aceitável​​.

 

O veredito do pesquisador: Os McNuggets são McDesagradáveis.

Embora eles estão supostamente feito de boa carne de frango, McNuggets McDonalds estão longe de ser saudáveis e nutritivos. Assim, se suas opções estão entre encarar um McNugget ou não, sua melhor aposta é correr deles.

 

Fonte: Live Strong.