Guia dos Dentes

Proteja-se da Peri-implantite

Por Redação Doutíssima 12/09/2013

imp-6

Cada dia que passa tenho escutado mais e mais casos de pacientes com acometimento por peri-implantite. Meu papel aqui não é achar o culpado ou os culpados por isso mas alertar meus leitores que fizeram ou vão fazer implantes dentários. A peri-implantite pode acabar com seu investimento tanto de tempo quanto financeiro e chegar ao ponto de inviabilizar completamente seus implantes.

imp-1

Como podemos definir a Peri-implantite?

Como a maioria das palavras que terminam com “ite”, é uma infecção que causa uma perda óssea ao redor do implante e do tecido de sustentação.

imp-3

Posso definir de uma maneira simplista a peri-mplantite como sendo a periodontite que em vez de acontecer ao redor de um dente natural, acontece ao redor das estruturas de sustentação do implante. Esta doença é causada principalmente pela invasão microbiana oral nos tecidos ao redor do implante. Se a infecção não for tratada, muitas vezes leva a uma maior perda de osso e em sequência um risco significativo de perda total do implante.

imp-2

Como podemos tratá-la?

– O melhor tratamento é não ter que tratar e para isso o paciente precisa levar todos os hábitos de higiene oral ao pé da letra e mesmo quando a área ao redor do implante é acometida, a base do tratamento é o reforço nessa higiene oral para combater mecanicamente essa proliferação de micro organismos.

– Em casos iniciais a adequação de técnicas de higiene local diária é suficiente para curar a doença mas quando a doença está muito evoluída, é certo que o periodontista vai ter bastante trabalho, podendo até precisar de tratamento cirúrgico no qual o dentista precisa levantar a gengival, limpar toda a área contaminada ao redor do impante e do osso e fechar a região com suturas diversas.

imp-5

– Se não tratada corretamente e à tempo pode comprometer dentes perto de onde o implante foi colocado.

Não deixe acontecer o pior, é muito fácil cuidar dos implantes, basta um pouco de atenção de sua parte.