Nutrição

12 Alimentos considerados malvados, mas que são bons para a saúde

Por Redação Doutíssima 16/09/2013

201105242230

 

1. Arroz Branco: Em alguns dos países mais saudáveis​​, como o Japão, o arroz branco é um alimento usado na maioria das refeições. Pesquisas constataram que as pessoas que comem arroz também são menos propensos a ter excesso de peso. Embora seja verdade que o arroz branco é mais processado do que o integral, a maioria das marcas de arroz branco são enriquecidas com os nutrientes que são perdidos durante o processamento.

2. Ovos: Se você está evitando ovos porque você ouviu que eles contêm muito colesterol, saiba que uma pesquisa recente descobriu que a gordura saturada – e não o colesterol da dieta – é o principal contribuinte para a saúde debilitada do coração. Além disso, as gemas do ovo contém 3 g de proteína e são ricos em vitamina D,  fósforo, riboflavina, colina e selénio.

3. Café: Além de conter cafeína que ajuda a pôr o corpo alertar para um dia agitado, o café é também uma das principais fontes de flavonóides. Os flavonóides são conhecidos para ajudar a melhorar a saúde do coração e proteger as células dos efeitos negativos naturais associados com o envelhecimento. O café pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2, doença de Alzheimer e doença de Parkinson.

4. Macarrão: Massas alimentícias, como espaguete ou macarrão branco feito de trigo duro, tem um índice glicêmico de 45-50, o que é considerado baixo. Isso significa comer macarrão não irá causar um rápido aumento no nível de açúcar no sangue. A chave para comer macarrão é manter suas porções de no máximo 1 xícara cozida. Para uma refeição mais equilibrada, prepare o macarrão com legumes, frutos do mar ou proteína magra, como frango, e prefira molho de tomate aos molhos à base de creme.

5. Álcool: O consumo moderado de álcool é definido como cerca de 1 dose por dia para mulheres, duas para os homens. Este consumo pode diminuir o risco de ataque cardíaco, bem como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. O vinho tinto e as cervejas escuras são também ricos em antioxidantes. Além disso, o consumo moderado de álcool pode ajudar a manter o cérebro afiado na terceira idade. Um estudo de 2011 mostrou que bebedores moderados eram 23% menos propensos a desenvolver doenças mentais, tais como o Alzheimer.

6. Abacates: Eles oferecem mais de 20 vitaminas essenciais, minerais e fitonutrientes, incluindo vitaminas C, A, D, E, K e B, fibra e potássio. Abacates são também uma fonte de gorduras monoinsaturadas boas para o coração e antioxidantes, luteína e zeaxantina. Estes carotenóides estão concentrados na mácula do olho e pode proteger os olhos contra a degeneração macular relacionada à idade.

7. Carne vermelha: Você pode ficar feliz ao saber que a ingestão de quantidades moderadas de carne magra pode ajudar você a perder peso e melhorar a sua qualidade global de dieta. Muitas opções de carne vendidas em supermercados são classificados como magra, ou seja, os cortes que fornecem até 10 g de gordura total e não mais de 4,5 g de gordura saturada em uma porção de 100 gr. A Carne vermelha oferece 10 vitaminas e minerais, incluindo vitaminas do complexo B, ferro, zinco e proteínas essenciais.

8. Chocolate: Chocolate, o meio-amargo (60% de cacau ou superior) especificamente, tem sido extensivamente estudado devido aos seus benefícios para a saúde, com resultados positivos. Ele diminui o LDL (“mau colesterol”), reduz a formação de coágulos no sangue, e está associada com melhor desempenho cognitivo em idosos. Porém, como todo o chocolate é rico em calorias, o consumo não deve passar 15 gr por dia.

9. Frutas Secas: Muitos as rejeitam porque são uma fonte mais concentrada de calorias do que frutas frescas. Embora isto seja verdade, as frutas secas contêm praticamente os mesmos nutrientes que os seus homólogos frescos, então a maioria são uma boa fonte de vitaminas A, C, potássio, fibras, ácido fólico e antioxidantes. Procure opções que não têm adição de açúcar, como damascos secos, maçãs, amoras, uvas passas ou ameixas. Elas podem ser práticas para substituir doces mais calóricos ou quando você não pode ter frutas frescas à mão.

10. Cogumelos: Os cogumelos são brancos ou cor de canela, e por isso alguns supõem que eles não possuem os benefícios nutricional dos produtos mais coloridos como tomate ou brócolis. Contudo, uma porção de cerca de 5 cogumelos médios tem apenas 20 calorias e contém niacina, selênio, riboflavina, vitamina D, ferro e cálcio. Além disso, eles ajudam a manter o sistema imunológico saudável e podem ter propriedades anti-câncer. Eles também são um ótimo substituto da carne em receitas para vegetarianos, porque eles tem algumas das mesmas características de aroma de carne.

11. Camarão: Mesmo que o camarão seja rico em colesterol, ele contém quase nenhuma gordura saturada. Uma pesquisa recente concluiu que a menos que o consumo de colesterol seja combinado com alto teor de gordura saturada, ele não eleva o nível de colesterol no sangue. Como todos os peixes e frutos do mar, o camarão é uma fonte de ácidos graxos ômega-3, que ajudam a inflamação temperamento e pode reduzir risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2 e muito mais.

12. Batatas: Batatas muitas vezes têm uma má reputação por fazer as pessoas acumularem peso, mas  esta má reputação é provavelmente mais sobre a forma como as batatas são preparadas, por exemplo, batatas fritas. A batata de tamanho médio contém apenas 170 calorias. Além disso, elas são ricas em potássio e são uma boa fonte de fibra. A pele da batata são também uma fonte de antioxidantes que podem proporcionar benefícios à saúde do coração e ação anticâncer.

 

Fonte: Live Strong.