Guia dos Dentes

Perguntas e respostas da semana

Por Redação Doutíssima 16/09/2013

aa

Estamos aqui mais uma vez para responder as dúvidas mais frequentes de nossos leitores. Vou ter que dizer que adoro nosso momento com perguntas e respostas pois, é quando me sinto mais próximo do dia-a-dia de vocês. Vamos às perguntas:

Olá doutor, acho meu sorriso muito feio e o que mais me incomoda é que só aparece a gengiva quando eu dou um sorriso.  Meus dentes são pequenos e sou um pouco dentuça, o que posso fazer? Tenho muita vergonha de sorrir e quando tiro foto estou sempre séria, por causa disso.

Resposta do doutor: Esse é um caso um pouco complicado de resolver. Primeiro, você tem que procurar um dentista que possa pedir alguns exames que vão poder quantificar melhor seu caso. Através dessas medidas o dentista vai poder verificar se seu caso é cirúrgico ou se pode ser resolvido com procedimentos mais simples como facetas estéticas em porcelana, cirurgias na gengiva como o aumento de coroa ou muitas outras correções menos complicadas que a cirurgia. Dependendo do nível do problema, só conseguimos ter um resultado mais amplo e satisfatório, com a cirurgia que para muitos dá medo mas posso afirmar que é bem mais tranquila do que os pacientes imaginam e muda bastante a vida dos pacientes para melhor.

a

Bom dia, doutor. Sempre aprendo alguma coisa nova quando leio o “doutíssima.com.br”. Já procurei muito achar a explicação para os dentes do meu filho não amolecerem sozinhos ou quando amolecem, logo depois endurecem e sempre sou obrigado a levar meu filho para arrancar os dentes no dentista. Tem algo de errado com meu filho?

Resposta do doutor: Fique tranquilo, não deve ser nada de sério. Vou lhe explicar algumas coisas, mas em casos como esse é importante você ter um dentista especialista em odontopediatria sempre por perto para quando tiver alguma dúvida. O que acontece normalmente é que o dente amolece e a criança fica com medo de arrancar e não lhe avisa, o dente volta a endurecer e isso vai causar problemas muito sérios de erupção dos outros dentes. Também existem casos que a criança possui alguma alteração no momento de reabsorção do dente de leite e essa reabsorção não ocorre como normalmente deveria. Atualmente é aceitável uma maior variação no que chamamos de “padrão” e cabe ao seu dentista avaliar o que é fisiológico e o que pode causar problemas à saúde bucal do seu filho.

aaa

Obrigado a todo pelo sucesso do perguntas e respostas e voltamos semana que vem com mais perguntas e respostas sobre os assuntos mais falados da semana.