Estética

Pele perfeita: qual o creme ideal para cada parte do corpo?

Por Redação Doutíssima 17/09/2013

Como-Cuidar-da-Pele-no-Inverno

Para ter uma pele lisinha, macia e jovem, a melhor solução e também a mais prática é usar os bons e velhos cremes. Porém, o que muita gente ignora, é que existem cremes ideais para cada situação. Da cabeça aos pés, descubra qual o creme ideal para cada parte do corpo.

 

Textura

Antes de tudo, é muito importante que você conheça a sua pele e saiba se ela tem tendência a ser mais seca ou mais oleosa ou mista. É isso que vai determinar qual tipo de textura deve ter o seu creme. Por exemplo, para quem tem pele mista ou oleosa, o mais recomendado é usar produtos à base de gel, sérum ou versões livres de óleo. Já quem tem pele seca, pode optar por loção ou creme, com maior poder de hidratação. A boa escolha de textura é fundamental não só para evitar que a pele brilhe ou dê algum efeito estranho à sua pele, mas também para garantir o resultado do tratamento.

 

Ingredientes

Na hora de escolher o produto ideal para você, você deve se perguntar qual o resultado que você espera do tratamento. Se a ideia é renovar as células e estimular a formação de fibras elásticas e de colágeno no seu rosto, principalmente na pele com manchas e sinais de flacidez, recomenda-se produtos que contenham ácido glicólico, retinoico, salicílico e mandélico, por exemplo. Para retardar o envelhecimento, produtos que contenham antioxidantes são os mais indicados. Para peles sensíveis, oleosas e com acne, o ideal é optar por cremes calmantes e cicatrizantes, como aloe vera, calêndula e azuleno.

 

Costas e colo

Estas partes do corpo demandam tanto cuidado quanto o rosto, pois são áreas com características fisiológicas bastante parecidas. É por isso que mulheres que sofrem de oleosidade no rosto, reclamam também de espinhas no colo e nas costas. Se você tiver marcas de acne na pele, prefira produtos à base de água ou em gel.

 

Braços

Algumas pessoas reclamam do aparecimento frequente de bolinhas na região dos braços (quadro recorrente também no bumbum). Para este caso, a dica é esfoliar suavemente e hidratar a região. A “ceratose pilar”, normalmente ocorre porque há uma alteração na última camada da pele, impedindo a saída dos pelos. Cremes e loções com ureia e ácidos glicólico ou salicílico podem ajudar a reparar o problema. Quem tem esse tipo de problema, deve fazer o tratamento sempre, pois as bolinhas tendem a voltar.

 

Mãos

Elas sofrem com a ação dos sabonetes, que costumam ressecá-las e são frequentemente expostas e diversos tipos de sujeiras e substâncias prejudiciais. Por este motivo, deve-se usar um creme rico em ingredientes emolientes e que sejam capazes de formar uma barreira protetora para evitar a perda de água pela pele. O silicone é um dos ativos mais indicados, para hidratar sem dar a sensação de mão grudenta. Procure produtos com filtro solar e ativos rejuvenescedores que previnem o aparecimento de manchas na superfície das mãos.

 

Barriga

Para tratar a pele da barriga, são indicados produtos bastante cremosos, pois eles têm maior potencial de hidratação, fundamental para deixar a pele firme e livre de estrias. O ácido retinoico ou a vitamina A também são recomendados, pois estimulam a produção de colágeno. Produtos que aumentam a circulação sanguínea, como cafeína, fosfatidilcolina e extrato de gengibre, podem ajudar a quebrar as células de gordura.

 

Bumbum

Para combater a celulite e a gordura localizada na região, recomenda-se os géis e as loções com boa absorção. Outra dica é usar produtos à base de ativos que quebram as moléculas de gordura em excesso, evitam a retenção líquida e têm ação anti-inflamatória. Quando for usar aquela saia mais curta, procure por cremes com microesferas refletoras de luz, que causam um efeito ótico, dando a impressão de que a celulite sumiu.

 

Pés

Quem tem pés rachados ou com pele mais grossa deve abusar dos cremes mais gordurosos. Os cremes mais indicados são os formulados com vaselina, ureia e silicone. Para casos mais graves, é aconselhado procurar um médico. Ele irá recomendar o ácido salicílico e a glicerina.

 

 

Fonte: M de Mulher