Nutrição

Dieta do mel: saiba tudo sobre esse regime

Por Redação Doutíssima 18/09/2013

mel

A Dieta do Mel, que conheceu a fama após a publicação do livro “A dieta do mel” dos escoceses Mike Mcinnes e Stuart Mcinnes, tem por princípio que o consumo de duas colheres de chá ou uma colher de sopa rasa de mel antes de dormir ajuda a acelerar a queima de gordura durante as quatro primeiras horas de sono, se combinada a hábitos alimentares saudáveis e à prática de atividades físicas.

Isto se deve ao fato de que, durante o sono, o nosso organismo tem necessidade de uma certa quantidade de energia para que os mecanismos de reparação orgânica continuem funcionando e o fígado é o órgão responsável por esse processo. O consumo do mel auxilia nesse sistema, pois ele contém frutose, substância que se transforma em glicose para o fígado. Isso permite que os níveis de glicose sanguínea sejam estabilizados, além de fazer com que o fígado aproveite a energia que está nos depósitos de gordura do nosso organismo. Todo esse processo contribui para a perda de peso e também para melhorar a qualidade do sono.

 

Prós

Uma dieta baseada em mel tem muitas vantagens. Uma delas é o sabor! E você pode consumir o mel com frutas, torradas, no chá, puro, de acordo com o seu gosto.

É altamente recomendado que a dieta seja conciliada com atividades físicas para aumentar o gasto energético, melhorar a composição corporal e ter benefícios à saúde.

 

Contras

Como o mel é uma bomba calórica, é muito importante equilibrar a dieta, mudando os hábitos alimentares e fazendo atividades físicas. Além disso, a dieta pode rapidamente vir a ser monótona, devido ao gosto marcado do mel que pode se tornar enjoativo.

Ainda que a dieta do mel tenha sido desenvolvida por especialistas no assunto, ela não possui comprovação científica suficiente para justificar a sua eficácia.

 

 

Fonte: Dieta E Saúde