Guia dos Dentes

Entenda o tratamento multidisciplinar

Por Redação Doutíssima 18/09/2013

Doctors and interns standing side by side --- Image by © HBSS/Corbis

Graças a deus, tanto a medicina quanto a odontologia estão vendo o paciente como um ser completo, amplo, cheio de peculiaridades e individualidades. Não vamos tratar apenas um dente cariado, vamos tratar o Sr. Silva da Silva que teve uma cárie devido algum motivo que pode causar outras cáries ou mesmo outros problemas mais sérios. Nesse momento entra o tratamento mais amplo que em alguns casos, o dentista consegue referenciar para outros dentistas com diferentes especialidades mas cada vez mais se torna necessário, o encaminhamento para um médico e nesse ponto tocamos na multidisciplinaridade.

tm-3

Tenho notado uma maior importância da interdisciplinaridade principalmente em casos de tratamentos de idosos ou pacientes com doenças sistêmicas que afetam a boca ou de problemas bucais que afetam o resto do organismos. É nesse momento que o dentista precisa estar diretamente ligado com o médico responsável pelo paciente.

tm-2

Se o paciente apresenta problemas cardíacos, o dentista poderá ligar para o cardiologista, saber as medicações que estão sendo tomadas e o motivo ou o cardiologista pode enviar uma carta contando o histórico médico do paciente. Dessa forma o dentista vai ficar mais amparado para realizar os mais diversos tratamentos. Normalmente os profissionais que estão mais em contato com o dentista são:

– Cardiologistas

– Endocrinologistas

– Pediatras

– Ginecologistas e obstetras

– Dentre outras especialidades

Um ciclo bem complicado que acontece muito com idosos é o fato de o médico pedir para o mesmo seguir uma série de dietas para permanecer saudável mas ao mesmo tempo é utilizado uma quantidade de medicamentos para problemas crônicos como diabetes e esses medicamentos provocam alterações salivares.

tm-4

Essas alterações salivares vão aumentar os riscos de cáries e doenças periodontais ou mesmo de ferimentos na boca. Com isso, o idoso vai sentir dor ao comer ou ao utilizar a prótese para poder se alimentar. Nesse ponto seria ideal que o dentista estivesse em contato com o médico para que juntos pudessem deixar o idoso mais confortável e seguro.