Guia dos Dentes

Problemas bucais provocados pelo vício do álcool

Por Redação Doutíssima 18/09/2013

alc-2

O alcoolismo ou Síndrome de Dependência do Álcool é uma doença que afeta, aproximadamente, 2 bilhões de pessoas. Provoca uma série de problemas bucais e esses problemas bucais se tornam tão graves ao ponto de comprometer outros sistemas mais complexos do indivíduo.

alc-1

O que é o vício do álcool e o que ele poder comprometer no paciente?

– É caracterizada pelo uso compulsivo do álcool.

– Pode ter os mais variados estágios e níveis de dependência e consumo.

– A doença promove significativos problemas sociais. Esses tem efeitos bem sérios por comprometer o dia-a-dia do paciente e gera problemas psicológicos que juntamente com os físicos, vai agravar o caso.

– Dados atuais mostram que 52% dos indivíduos podem ser classificados como consumidores de etílicos, sendo que a metade utiliza o álcool em padrões de alto risco para a saúde.

alc-3

Um fator que o governo não percebe ou percebe mais não está nem um pouco preocupado é o fato de muitos desses doentes pelo vício do álcool estão indo para o sistema público de saúde com os mais variados problemas. Isso gera como reflexo um maior número de pacientes que precisam do sistema público de saúde para se tratar e um tratamento mais caro quanto comparado com terapias preventivas e auxílio psicológico.

O que o vício do álcool provoca de problemas bucais?

Problemas periodontais como gengivite, periodontite, bolsas e inflamações na boca. É um pouco complicada a teoria sobre isso e basicamente, devemos entender que com o uso abusivo e diário do álcool, o alcoolista vai possuir substâncias aumentadas na saliva que provocarão uma maior tendência á problemas periodontais.

– Com a ingestão diária e em grandes quantidades de álcool, o viciado em álcool tem  pequenas doses de acetaldeído na interferência da adesão e viabilidade do fibroblasto, o que pode influenciar no processo cicatricial. Com isso, feridas bucais demorariam mais para cicatrizar além de essas feridas serem foco para entrada de microorganismos patogênicos.

– Os alcoolistas apresentam uma falta de interesse pela higiene oral, o que favorece a formação do biofilme contaminado e, conseqüentemente, o aumento da produção de substâncias que aumentarão significativamente, a resposta inflamatória.

alc-4

Cuide do seu corpo, não entre em vícios que podem comprometer sua saúde. Se você não conseguiu se segurar e já pode ser considerado um viciado em álcool, procure ajuda. Nesses casos o tratamento é dentro e fora da cabeça.