Clínica Geral > Homens

Homens: Saiba mais sobre a andropausa

Por Dra. Simone Austgulen 19/09/2013

Assim como acontece com as mulheres, o homem também vivencia um declínio natural dos seus hormônios. A diferença é que neles, esse processo ocorre de forma gradual. Já entre as mulheres, essa baixa hormonal evolui de uma maneira mais abrupta, a famosa menopausa.

Entre os homens após os 30 anos, a produção de testosterona diminui cerca de 1% ao ano. Por ser um processo insidioso, os sintomas só serão percebidos já em uma fase mais avançada.

 

Sintomas

O diagnóstico é difícil por se confundir com outras doenças que são frequentes com o avançar da idade. Os efeitos colaterais de alguns remédios também podem ser um fator de dúvida sobre a real causa das queixas dos pacientes.

Os principais sintomas em relação à função sexual são a redução da libido e a disfunção erétil.  Uma das primeiras alterações será uma mudança na qualidade de ereção noturna e matinal. A capacidade reprodutiva começará a diminuir a partir dos 50 anos.

Outras manifestações da andropausa são a perda de massa e força muscular, redução da massa mineral óssea e o acúmulo de gordura na região abdominal. Nesse momento, poderá haver um aumento das mamas, a chamada ginecomastia relacionada à senescência.

hormonios_bioidenticos_andropausa2

A baixa hormonal também interfere na capacidade cognitiva do paciente. Veremos como resultado mudanças de humor e menor atividade intelectual. Resultado, dificuldade em reter as informações que antes alguns pacientes faziam tão facilmente.

 

Tratamento

É muito importante dizer que esses sintomas podem ser causados por outras doenças! A disfunção erétil, por exemplo, pode ter causas multifatoriais e nem sempre a reposição hormonal poderá reverter o quadro.

A opção da reposição hormonal só está indicada quando os valores de testosterona estiverem abaixo do esperado para a idade. Muitos médicos só indicam esse tipo de intervenção para valores de testosterona total abaixo de 200ng/dL.

Primeiro o paciente deve passar por uma avaliação completa. Devem-se eliminar outras doenças que possam estar causando a mesma sintomatologia. Não é todo paciente que vai se beneficiar da reposição hormonal, ao contrário, a reposição poderá inclusive prejudicar mais a saúde do paciente se não for bem indicada.

Existem várias vias de reposição hormonal: oral, injetável ou cutânea. Decida junto com o seu médico a via mais adequada.

Todo paciente candidato à reposição hormonal deve passar antes por uma completa avaliação da próstata. E após o início do tratamento é muito importante o acompanhamento com exames periódicos.

Independente da baixa hormonal, todo homem deve ser avaliado por um médico pelo menos uma vez por ano. Muitos pacientes do sexo masculino evitam as consultas médicas até que tenham um problema avançado. Prevenir é sempre a melhor solução para manter uma vida saudável.