Guia dos Dentes

O retorno da faceta de ouro à moda

Por Redação Doutíssima 19/09/2013

fac-4

Era muito normal entre os ciganos de antigamente o uso de coroas unitárias dos mais diversos metais, inclusive de ouro. A ” ostentação” sempre foi um prática que passou pelo tempo e pelas classes sociais e, de alguma fora, sempre esteve presente na moda. Há algum tempo atrás conversamos aqui em nosso site sobre o grillz ou moldeiras com jóias e metais preciosos e hoje vamos falar sobre o retorno da faceta de ouro à moda.

Vou ter que dizer que como dentista e apaixonado por uma estética limpa e alinhada, não entendo muito estas modernidades estética, se podemos chamar assim, estudamos tanto para conseguir dentes brancos, alinhados e com aspecto e função saudáveis e agora estamos colocando metais na boca dos pacientes e placas cheias de jóias que causam uma maior retenção de placa bacteriana e inclusas a ela, bactérias patogênicas. Além disso, precisa ser feito por um dentista capacitado, pois em muitas ligas metálicas, existem substâncias que provocam problemas bucais à médio ou longo prazo devido liberar substâncias tóxicas ou agressoras ao organismo.

fac-3

Quando feito por um dentista capacitado, acredito que as consequências não sejam muito graves para o organismo e preciso compreender que o quesito estético é bem diversificado e como dizia minha avó: “gosto cada um tem o seu”. Não posso dizer o ditado completo que tem palavrão no meio.

fac-2

 

Então, a técnica de colocação de uma coroa ou de uma faceta em ouro é bem simples e relativamente parecida com a da colocação de coroas ou facetas com outros materiais. Para o paciente é praticamente o mesmo procedimento clínico.

É uma colocação indolor, em vários casos não precisa nem de anestesia e o procedimento é feito em 2 consultas. Dependendo do material usado pode ser bem cara, como no caso das coroas em ouro que podem ser em todo o dente, somente um contorno no dente ou um pedaço do dente como a sua ponta em ouro.

Tenha em mente que se você tiver um dentista bom e comprometido com a ética, tudo que ele fizer vai ser para lhe deixar feliz sem lhe causar nada de prejudicial à saúde. Então, curta as novidades de acordo com suas necessidades e seja feliz com sua nova faceta de ouro ou então dê uma risada de quem usa.