Nutrição

Dica de dieta para engordar com saúde

Por Redação Doutíssima 20/09/2013

Nem todo mundo que busca um nutricionista deseja perder peso. Embora hoje pareça pouco comum, existem muitas pessoas também que adotam medidas alimentares para ganhar alguns quilinhos – e isso pode ser ainda mais difícil. Apesar de não ser uma tarefa fácil, a dica de dieta para engordar mais importante é equilibrar o cardápio.

Não adianta apenas comer mais e ingerir os alimentos errados. Quando isso acontece, a tendência é o acúmulo de gordura e o desenvolvimento de problemas de saúde, a exemplo da diabetes e de doenças cardiovasculares. Ou seja, é importante engordar com saúde.

Principais cuidados para ganhar peso

A causa da dificuldade de ganhar peso pode estar no metabolismo acelerado, que gasta mais energia que o normal até mesmo quando se está dormindo, por exemplo. Isso pode causar inveja em quem sofre para perder peso, porém o complexo e a briga com o espelho também são complicados, sem falar nos problemas de saúde que podem indicar.

No entanto, antes de procurar uma dica de dieta para engordar, é indispensável consultar um médico, pois os principais motivos do hipermetabolismo e da dificuldade em engordar são o hipertireoidismo, o câncer e a tuberculose.

Além de qualquer dica de dieta para engordar, outros hábitos também podem ser evitados para ajudar a desacelerar o metabolismo. Quem toma muito café, por exemplo, tende a gastar mais energia, pois a cafeína é estimulante. Também vale abandonar o tabagismo, pois o cigarro possui substâncias que aumentam a adrenalina e a noradrenalina.

Por fim, ainda existem atividades físicas específicas para esses casos, como exercícios aeróbicos e musculação para ganhar massa muscular ou até mesmo yiga, que são altamente recomendados para manter a forma e a saúde do corpo em ordem, equilibrando o metabolismo.

Dica de dieta para engordar

Não adianta apenas começar a comer qualquer alimento calórico. Foto: iStock, Getty Images

Dica de dieta para engordar

Uma dica de dieta para engordar que vale ressaltar é a seguinte: as comidas mais calóricas devem estar sempre presentes, mas isso não quer dizer que são alimentos gordurosos como fast food e industrializados. O ideal para ganhar peso com saúde é ingerir alimentos que não fazem mal, mas que possuem alto valor calórico.

Para isso, é preciso dar preferência a cereais integrais, amidos como o inhame e a batata, massas e também a frutas mais calóricas, como o abacate, que também é rico em ômega 3. Para ter mais energia, também vale aumentar o consumo de carboidratos como pães, batatas e arroz, e de proteínas como peixe, clara de ovo e carnes magras.

Em relação às gorduras, a preferência é pelas oleaginosas, presentes nas castanhas e nozes que, além de serem saudáveis, têm grande valor energético. Para temperar é indicado usar azeite, que é calórico e enriquece a alimentação.

E você, que dica de dieta para engordar costuma seguir? Deixe o seu comentário!