Motivação

14 Conselhos errados que estamos cansados de ouvir

Por Redação Doutíssima 23/09/2013

Já dizia o ditado que se conselho fosse bom nós o venderíamos. Apesar do exagero, as vezes o ditado tem razão. Muitos conselhos entram para o consenso popular e as pessoas os utilizam mesmo sem raciocinar. Na verdade, alguns conselhos no fundo não tem uma ideia correta, e o incentivo que se está passando pode causar mais problemas e malefícios que benefícios. Veja conosco 14 exemplos de conselhos errados que sempre recebemos.

 

mat1_1615

 

1. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje: E o excesso de trabalho cansa e deixa de mal humor. Às vezes é preciso sim adiar algo para o dia seguinte.

 

2. Quanto mais cabeças pensam juntas, melhor: Estudos comprovaram que quando se está em grupo uma pessoa tende a valorizar mais as ideias de consenso comum, deixando de lado ideias individuais e perdendo a confiança em suas próprias ideias. Os melhores desempenhos nos testes da pesquisa foram obtidos por duplas e não por grandes grupos.

 

3. Não fique com companheiros de trabalho: Estatisticamente falando, os lugares mais propícios a conhecer melhor as pessoas são lugares de convívio constante, como a escola e o trabalho. Grande parte dos relacionamentos começam entre amigos de trabalho.

 

4. No final tudo acaba bem, se não está bem é porque não acabou: Pode sim ter acabado mal, e a expectativa da pessoa por um final feliz causa decepção.

 

5. Siga o coração: Em um relacionamento novo o coração está influenciado por diversos hormônios que não deixam a pessoa ver os defeitos e a incompatibilidade do casal. É a paixão. Racionalizar desde o princípio ajuda a evitar diversas decepções.

 

6. Escolha uma profissão que você ame: Pode ser uma grande ilusão achar que existe um trabalho que você amará desde o primeiro dia. Exceto casos especiais, ninguém nasce ótimo em algo. Desenvolver-se e aprimorar-se em algo te fará criar amor pelo que faz.

 

7. Se ele está mesmo apaixonado, vai se lembrar das datas especiais: Existem pessoas que realmente são péssimas para datas. Essa característica é ainda mais fácil de ser encontrada em homens.

 

8. Dinheiro não traz felicidade: Você não precisa ser milionário, mas viver sem dinheiro traz dificuldade, insatisfação e problemas.

 

9. Não desista nunca, você conseguirá: Depende do objetivo da pessoa aconselhada. Buscar grandes objetivos de uma só vez causa decepção. Para que esse conselho seja bem empregado a melhor maneira é buscar objetivos pequenos e em curto prazo, que levarão um a um à um objetivo maior.

 

10. Só não é feliz quem não quer: Ninguém quer ser infeliz, porém muitos encontram dificuldades na vida e precisam de auxílio para se realizarem. Se alguém não consegue ser feliz é porque pode estar em uma constante busca de objetivos errados. Auxílio psicológico pode ser o melhor conselho.

 

11. Pense positivo: Estudos mostram que o ser humano já é otimista nato. Pensar positivo pode gerar grandes decepções. O melhor é sempre ter os pés no chão e mesurar os dois lados das possibilidades para estar preparado para qualquer situação.

 

12. Não pode haver segredos entre um casal: Em muitos casos o bom senso diz que revelar uma história não trará algum benefício. O parceiro não poderá fazer nada, mudar nada, apenas sofrerá ao saber de algo que não o agrada.

 

13. Arrume um namorado: Ser solteiro não significa ser solitário, muitas vezes pode ser o contrário. Quando pessoas têm objetivos de vida individuais, estar em casal pode apenas dificultar tudo e fazer mal para a relação.

 

14. Beba para esquecer as preocupações: O álcool é uma substância viciante. Uma pessoa pode assimilar o consumo dessa droga com o relaxamento frente ao estresse e passar a consumi-la sempre que tiver problemas. Além de estar aconselhando alguém a consumir uma droga, esquecer um problema não vai resolvê-lo.

 

 

Fonte: Superinteressante, Super cérebro.