Guia dos Dentes

O uso da hipnose na odontologia

Por Redação Doutíssima 23/09/2013

hip-3

Tenho acreditado cada vez mais nos benefícios da hipnose na odontologia à medida que vejo novos casos de colegas e até mesmo, para desmistificar, chamando colegas que trabalham com hipnose na área da odontologia para me ajudar em cirurgias ou em momentos que preciso de uma maior calma, tranquilidade e cooperação do paciente e nesses casos tenho visto excelentes resultados do uso da hipnose na odontologia. Até mesmo na minha área, a ortodontia, tem sido aplicada a hipnose de forma bem produtiva.

hip-6

Para que pode ser usada a hipnose na odontologia?

São diversas as aplicações da hipnose na odontologia:

– A mais conhecida dela é para anestesiar o paciente em cirurgias ou para auxiliar o dentista na hora de aplicar a anestesia em pacientes sensibilizados ou com medo.

– Pode ser utilizada para qualquer procedimento em pacientes com muito medo de dentista.

hip-2

– Pode ser utilizada como substituição às sedações em casos que o paciente possui qualquer contra-indicação à sedação ou mesmo que tem medo também da sedação.

– Para diversos controles que o paciente não consegue controlar sozinho. Pacientes com dificuldade de abrir a boca, de posicionar a língua para o local correto, pacientes com alterações salivares. Com a hipnose, o profissional pode controlar temporariamente o descontrole.

hip-5

– O que fico mais espantado é o controle de sensações do ambiente e corporais. O profissional consegue diminuir ou fazer desaparecer a sensação de enjoar do paciente ou fazer com que o paciente não se incomode mais com cheiros fortes ou barulhos irritantes.

– O que mais me interessa é no que diz respeito a ajudar o paciente a aceitar mais facilmente aparelhos ortodônticos difíceis de usar ou mesmo anti estéticos e fazer com que o paciente controle hábitos deletérios como roer produtos duros que quebram o aparelho dental.

hip-1

Pontos negativos do uso da hipnose na odontologia:

– Como tudo na vida, nada é 100% perfeito e a hipnose, quando aplicada na odontologia também tem seus pontos negativos como:

1- Aumenta o custo do procedimento devido ter mais um profissional na equipe.

2- Aumenta o tempo de tratamento devido o profissional capacitado para aplicar a hipnose precisar de um determinado tempo para aplicar sua técnica.

3- Aumentar o tempo de espera na sala de espera ou o dentista tem que marcar as consultas mais longas e com isso, diminuir seu lucro e ter que aumentar o preço para poder atender com qualidade e em um tempo maior.

4-  Ter certas limitações da técnica em determinados pacientes ou determinados casos.

hip-4

Sou sincero em dizer que acho super interessante essa aplicação da hipnose.  infelizmente, convivi menos do que gostaria com profissionais capacitados para aplicar a hipnose na odontologia mas vi coisas que me deixaram confiante nesse procedimento. Conheça de tudo um pouco e conheça muito de poucas coisas, isso vai lhe dar o que precisa para se sobressair.