Guia dos Dentes

Odontologia preventiva. Livre-se dos problemas bucais

Por Redação Doutíssima 23/09/2013

prev-1

Infelizmente muitos dos pacientes e leitores não se preocupam muito em prevenir às doenças, muito menos as doenças bucais. A maioria dos paciente aparecem já com algum problema, alguns até mesmo bem graves e demonstrando que o paciente tem um total descaso com a saúde em geral e da boca. A odontologia preventiva é a tendência da odontologia moderna e vai lhe trazer vários benefícios.

prev-4

O que é a odontologia preventiva?

– Gosto de conceituar a odontologia preventiva como sendo o conjunto de fatores utilizados pelo dentista, sua equipe, paciente e familiares de pacientes, para evitar ou chegar o mais próximo possível de evitar doenças bucais.

– Existe uma série de procedimentos que podem ser utilizados para esse fim, tanto do ponto de vista do consultório odontológico quanto do dia-a-dia do paciente.

prev-2

O que o dentista pode fazer dentro da odontologia preventiva?

– Consultas odontológicas periódicas, com finalidade de aplicação de flúor e exames clínicos que podem visualizar problemas em fases iniciais.

– O dentista vai avaliar qual são as dificuldades do paciente com relação a cuidados bucais. Se o problema está na escovação, o dentista vai ensinar técnicas de escovação para o paciente. Se o paciente não usa o fio dental, o dentista vai ensinar como passar o fio dental e técnicas que vão estimular o paciente a usar o fio dental todos os dias.

– São vários os hábitos que cada pessoa tem e precisam ser acompanhados para que o paciente possa ter saúde. Desde a dieta até pessoas que gostam de roer gelo e não sabem o mal que isso pode fazer para seus dentes.

prev-3

Existe uma infinidade de problemas que podem ser 100% resolvidos, antes mesmo que aconteçam. Siga o que seu dentista lhe pedir e incorpore novos conhecimentos na sua vida. Bons hábitos são sempre bem vindos. Por mais que seja difícil, vale a pena mudar hábitos antigos por novos e saudáveis.