Maquiagem

Veja 6 dicas para arrasar com a maquiagem mineral

Por Redação Doutíssima 25/09/2013

Muitas empresas de cosméticos lançaram novas linhas de maquiagem mineral nos últimos anos. E, embora a maioria das mulheres saiba que os cosméticos minerais são mais naturais, algumas delas ainda estão resistentes em fazer a troca dos cosméticos tradicionais. Isso acontece porque, como se trata de uma fórmula em pó, muitas delas sentem dificuldade na aplicação.

O que é a maquiagem mineral?

A composição mineral não contém ingredientes sintéticos. É feita apenas de minerais naturais e encontrados na terra. Muitos consideram a composição mineral pura o suficiente para que você consiga para dormir com ela à noite, diferente do que ocorre com a  maquiagem tradicional, capaz de ocasionar problemas de pele quando você dorme sem removê-la, tais como vermelhidão ou espinhas.

Os dois ingredientes mais importantes na composição mineral, óxido de zinco e dióxido de titânio, têm UVA natural e propriedades UVB. Materiais feitos a partir desses produtos, portanto, têm as mesmas propriedades de um protetor solar. Além de acalmar e proteger a pele, maquiagem mineral geralmente contém ingredientes que podem ajudar a nutrir a pele com muitos compostos naturais.

maquiagem mineral

Maquiagem minetal tem as mesmas propriedades de um protetor solar. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para usar a maquiagem mineral

Agora que você já sabe alguns dos benefícios do uso de maquiagem mineral, aproveite as dicas abaixo para a hora de usá-la.

1. Encontre o tom certo

Todos os especialistas dizem que encontrar o tom correto é uma das coisas mais importantes que as pessoas que usam a maquiagem mineral precisam observar. Do contrário, a maquiagem não ficará com um aspecto natural em sua face.

2. Use com cautela

Para usar maquiagem com elementos minerais, é preciso ir com calma, principalmente se é a primeira vez que você está usando. Isso porque quando você usar uma base em pó, por exemplo, ela pode não ter uma cobertura igual a de uma base líquida. Passe-a aos poucos, até atingir a cor que você deseja.

3. Hidratação

Ter uma pele corretamente hidratada é imprescindível para atingir uma cobertura impecável com a maquiagem mineral. “A hidratação da pele é muito importante, já que assim a maquiagem terá a que se apegar. Isso dará uma boa base para você começar, e a maquiagem ficará mais uniforme”, assinala Maria Perel, maquiadora do Spa Radiance.

4. Criatividade

A maquiagem mineral que vem em forma de pó é um tanto quanto versátil, sendo possível usá-la de várias maneiras. Portanto, não se intimide e seja criativa. Você pode adicionar um pouco de água para ter uma textura mais cremosa, principalmente no caso das sombras.

5. Fotografe-se

Todas as mulheres querem sair bem em fotos. Assim, depois de usar a este tipo de maquiagem pela primeira vez, faça um teste de fotografia para ver como ela aparece com o flash da máquina. “Muitas maquiagens minerais ficam bastante diferentes sob a luz do flash de uma máquina fotográfica”, diz Marisa Perel. “Quando vou em um lugar em que sei que serão tiradas muitas fotos, opto sempre por um tom mais escuro”, indica a especialista.

6. Limpeza

Para uma boa aplicação da maquiagem mineral, é importante manter seus pincéis sempre limpos. É recomendável o uso de lenços umedecidos para a limpeza dos pincéis após o uso regular. Ao menos uma vez por mês, faça uma limpeza mais profunda, usando um shampoo suave e colocando-os para secar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!