Motivação

Conheça 8 atitudes que atrapalham o rendimento no trabalho

Por Redação Doutíssima 25/09/2013

Como é o seu rendimento no trabalho? Para muitas pessoas, terminar uma tarefa que lhe foi determinada é um sacrifício. Afinal, hoje em dia, há tantos estímulos capazes de tirar o seu rendimento que é como se você estivesse preso em uma tarefa sem fim.

 

Rendimento no trabalho: o que depende de você

Algumas atitudes podem ser modificadas por você para aumentar o rendimento. Confira:

 

Uso das redes sociais

Se você acha que acessar Facebook não atrapalha seu rendimento no trabalho, saiba que você faz parte de uma pesquisa feita pela consultora em Recursos Humanos Eva Hirsch, na qual, 71% dos 1.200 entrevistados não veem problema em usar as redes sociais. Para ser mais produtivo, estabeleça horários para acessar as redes sociais.

rendimento no trabalho

Redes sociais e conversas paralelas podem diminuir produtividade no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Grupos de e-mails de trabalho

O grande problema dos grupos de trabalho de e-mails é que a falta de noção de alguns colegas não tem limites. O que começou como um espaço sério e prático, torna-se um festival de conversas paralelas.

Portanto, não crie grupos de e-mails com o endereço eletrônico que você deixa aberto o dia inteiro. Faça um no qual você poderá acessar as conversas uma ou duas vezes ao dia.

Música

Uma pesquisa da Universidade de Miami descobriu que aqueles que ouvem música enquanto trabalham têm um desempenho profissional melhor. Porém, ela se torna um vilão quando incomoda os demais colegas. Por isso, use fones.

Falta de organização

Perder tempo procurando um documento, além de mostrar que você não é um profissional organizado, faz você perder a concentração na tarefa que está desempenhando. Portanto, passe a manter seus materiais de trabalho organizados.

 

Rendimento no trabalho: o que não depende de você

Nessa parte, você pode respirar aliviado, porque a causa do problema nem sempre depende de você.

Conversas paralelas

Em uma pesquisa realizada pela Trackvia, empresa de pesquisa sobre comportamentos empresariais, 14% dos entrevistados admitiram que as conversas paralelas acabam com rendimento no trabalho.

Não seja rude com o colega que quer comentar a bela performance do participante italiano do The Voice Australia. Tente esquivar da conversa com educação.

Problemas técnicos

Computador que não liga ou que desliga sozinho o ou o telefone que tem que ter “um jeitinho” para fazer ligação. Tudo leva tempo e, consequentemente, leva junto o seu rendimento no trabalho.

Se não sabe arrumar, não perca tempo tentando. Abra chamados para que resolvam o problema.

Péssimas condições de trabalho

Trabalhar em uma sala com temperatura inadequada, cheiros fortes, pouca iluminação, barulhos externos ou outros fatores que tiram a sua concentração podem influenciar no rendimento no trabalho.

Por isso, verifique o que depende de você, dos colegas ou da empresa e coloque a ideia em prática.

Não gostar do que faz

Os motivos podem ser vários que fazem você não gostar do que faz. Porém, salário baixo, clima pesado e falta de reconhecimento profissional são os três primeiros itens apontados como inimigos da motivação profissional em uma pesquisa realizada pela 4hunter, que ouviu 500 trabalhadores em todo país.

Assim, descubra o que realmente te faz feliz. Mesmo dentro da empresa, podem existir projetos que tenham mais a ver com você do que os que desempenha no momento. O que não pode é ser infeliz.

 

rendimento-no-trabalho

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!