Guia dos Dentes

Pincel clareador, pinte seu sorriso mais branco

Por Redação Doutíssima 25/09/2013

pen-4

No Brasil elas não são muito utilizadas por critérios de divulgação e critérios de mercado. Também por regras de saúde que ainda não foram alcançadas por algumas empresas, assim como as fitas clareadoras. Como o clareamento a laser é a grande sensação do momento, vou tentar exemplificar para meus leitores as mais variadas técnicas de clarear os dentes, seja no dentista ou em sua própria casa. Hoje vamos falar sobre o pincel clareador.

pen-2

E como meu papel é orientar você e ensinar como usar cada produto, vamos falar sobre as vantagens, desvantagens e aplicações da técnica para quem quer utilizar o pincel ou caneta clareador(a).

Quais as vantagens dessa utilização do pincel clareador?

– Por ser um pincel fino e delicado e não um gel dentro de uma moldeira, o peróxido fica mais controlado e tem menor risco de causar problemas em estruturas como a gengiva. Torna-se uma técnica caseira mais controlada que a moldeira caseira mas deixa a desejar quando comparada com a fita de clareamento.

– Simples de usar e fica por pouco tempo nos dentes, minimizando as chances de causar problemas.

– Efeitos realmente visíveis em casos que o paciente se enquadra nas indicações do tratamento e segue todas as recomendações.

Quais as desvantagens da utilização do pincel clareador?

– Requer um maior controle do paciente na hora de aplicar para não aplicar sobre estruturas que não podem ser tocadas pelo peróxido, como a gengiva.

– O paciente precisa ter cuidado para não se movimentar muito, pois o peróxido fica próximo de lábios e bochechas e sem nenhum proteção.

– Alguns pacientes engolem um pouco do material e podem relatar um pouco de sensibilidade nas gargantas.

pen-3

Como se utiliza o pincel clareador para se ter o máximo de clareamento?

– Inicie a aplicação com uma boa escovação, em todos os dentes, para remover todas as impurezas superficiais que possam causar uma diminuição da eficácia da aplicação.

– Na segunda fase, seque bem os dentes e aplique o pincel, dente por dente, como se tivesse passando uma canetinha em um papel, somente sobre os dentes. O pincel não pode nem mesmo tocar nas gengivas e nisso você precisa prestar bastante atenção. Não coloque em excesso, são finas camadas que vão clarear sem lhe causar danos.

– Mantenha a camada de peróxidos por 30 minutos e retire. O maior erro de alguns pacientes é achar que o dente vai ficar mais branco se deixar mais tempo e realmente é verdade mas o material é feito para ficar o tempo recomendado e se você deixar mais tempo vai correr o risco de provocar danos às estruturas do dente.

– Aplique 2 vezes ao dia durante 7 dias.

– Não repita o tratamento em um intervalo menos que de 6 meses.

– Se sentir qualquer efeito colateral, procure um dentista.

pen-5

É isso ai pessoal, é uma técnica muito útil e relativamente segura. Siga todas as fases da aplicação de acordo com o que conversamos ou com pequenas variações de acordo com o fabricante. Se puder, dê preferência para a fita de clareamento ou ir fazer o clareamento com a supervisão de um dentista.