Unhas

Conheça 5 cuidados importantes com o alicate de unhas

Por Redação Doutíssima 26/09/2013

Se você usa alicate de unhas, saiba que este instrumento exige muitos cuidados. Isso porque ele é capaz de ocasionar machucados, além de ser uma forma de transmissão de algumas doenças. Se você jamais pensou nos riscos que podem estar relacionados ao seu alicate, é uma boa hora para conhecê-los e saber qual a melhor maneira de cuidar das suas cutículas.

 

 

Alicate de unhas pode causar danos à saúde

A pele da cutícula é delicada e é muito comum a ocorrência de cortes quando ela é aparada além da conta. Estes pequenos cortes são suscetíveis à infecção causada por bactérias, assim como quando são expostos constantemente à água ou a outros produtos de limpeza.

 

Além disso, o compartilhamento do alicate de unha é uma forma de transmissão de doenças, como a hepatite C, fungos e outros vírus, como o da verruga, por exemplo. Por isso, é preciso aprender a usar muito bem este tipo de aparelho.

alicate de unhas

Cuidados ao usar o alicate de unhas podem evitar prejuízos à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Alicate de unhas: principais cuidados

Para você saber qual a melhor maneira de manusear um alicate de unhas separamos cinco dicas importantes. Confira!

 

1. Tenha o seu próprio alicate

Se você tem o hábito de cortar as cutículas, procure ter o seu próprio aparelho e não compartilhe este instrumento. Se você usa um serviço profissional de unhas, geralmente os produtos são devidamente esterilizados, porém, para uma precaução extra, procure levar o seu de casa.

 

2. Procure um modelo de inox

Na hora de comprar um alicate de unhas, procure um modelo de inox, já que este material permite uma melhor higienização, além de ser um material mais eficaz para o corte das cutículas, o que evita machucados e, assim, infecções.

 

3. Mantenha o seu alicate bem amolado

Outro cuidado muito importante para evitar ferimento nas cutículas é que o seu instrumento de corte esteja bem amolado. Assim você evita de machucar a pele. Além disso, quando for fazer a retirada das cutículas, faça isso com cuidado, retirando apenas o excesso de pele.

 

4. Saiba a hora de trocar

Se o seu alicate está com algum problema e já não funciona mais como antigamente, é hora de desapegar e trocar. Isso porque o seu mau funcionamento pode interferir na retirada em excesso da pele da cutícula, assim como machucá-la. Se ele estiver enferrujado, procure substituí-lo por um novo.

 

5. Mantenha-o livre de bactérias

Para usar o seu alicate com segurança, você vai precisar mantê-lo longe de bactérias que podem se infiltrar dentro da sua pele. Portanto, esterilizar é preciso. É possível fazer isso em casa, primeiro lavando com água e sabão e depois limpando com álcool e colocando para ferver por alguns minutos.

 

Você não precisa retirar as cutículas

Uma boa ideia para evitar os perigos deste aparelho de unhas é parar de retirar as cutículas. Isso é possível? Em muitos lugares do mundo, os profissionais de embelezamento de unhas não utilizam mais o método de retirada das cutículas. Para deixá-las bonitas, basta hidratá-las frequentemente.

Além disso, amolecer a cutícula e levemente empurrar o excesso de pele que fica sobre a unha é a forma mais segura de cuidar das suas unhas. É possível retirar com o alicate se alguma pele ficar muito saliente mas, usando este método por um tempo, isso não será mais necessário.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!