Guia dos Dentes

Conheça os riscos da cárie e como prevenir o problema

Por Redação Doutíssima 26/09/2013

A cárie é a doença oral mais comum que existe e pode atingir qualquer pessoa, tanto adultos quanto crianças. Diversos fatores podem desencadear o problema, entre eles a higiene bucal inadequada, hábitos alimentares, falta de flúor e a hereditariedade.

Além de tratar o problema o quanto antes, evitando o desenvolvimento de doenças mais graves, é de extrema importância adotar medidas no dia a dia para prevenir as cáries. São atitudes simples, mas que fazem muita diferença para a saúde bucal.  

Principais riscos da cárie para a saúde

As cáries se caracterizam por orifícios e lesões estruturais nos dentes, sinais de deterioração. Surgem a partir das bactérias presentes naturalmente na boca, responsáveis por transformar todos os alimentos, especialmente açúcar e amido, em ácidos. As bactérias, os ácidos e os resíduos de comida, juntamente com a saliva, formam uma substância chamada placa, que adere ao dente.

A placa começa a se acumular na boca cerca de 20 minutos após comer, período em que a maior parte da atividade bacteriana acontece. Se ela não for removida de forma cuidadosa e rotineira, os ácidos acabam dissolvendo a superfície esmaltada dos dentes e criam orifícios, as famosas cáries.

E além delas, que podem se proliferar rapidamente, outros problemas que podem surgir ainda são o tártaro, a gengivite e, consequentemente, a periodontiteExistem diferentes tipos de cárie e a mais comum é a coronária, que ocorre tanto em crianças como em adultos.

Ela se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes. Já a cárie radicular surge conforme o envelhecimento. Com o passar dos anos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes, as áreas expostas se deterioram facilmente, provocando o quadro.

Por último, a cárie recorrente ocorre em volta das restaurações e coroas (parte exposta do dente) existentes. Isso porque essas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração. Todos os tipos de cáries trazem danos à saúde bucal e, caso não tratadas, acabam destruindo as estruturas internas do dente, determinando a sua perda.

Os fatores de risco para o surgimento do problema são o consumo de alimentos mais fáceis de ficarem presos aos dentes, como leite, mel, açúcar, refrigerante, bolos e biscoitos, que não são facilmente dissolvidos pela saliva. Não escovar os dentes logo após as refeições leva à formação de placas e ao início do processo de deterioração do dente.

Cárie

Consultar o dentista periodicamente é fundamental para evitar cáries. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para evitar o problema

A medida básica para evitar o desenvolvimento de cáries e manter a saúde bucal é a higiene oral. Ela consiste em limpeza profissional regular – visitando o dentista a cada seis meses -, escovar os dentes pelo menos três vezes por dia e utilizar fio dental diariamente, pois ele ajuda na remoção da placa entre os dentes e mantém a gengiva saudável.

Ingerir bastante água para aumentar a salivação também é importante, pois a saliva equilibra o pH da boca e é um enxaguante natural do organismo. Além disso, vale evitar o consumo de ar bebidas açucaradas e comer balas e doces com frequência.

E aí, anotou todas as dicas? Conte para a gente o que achou do artigo!