Guia dos Dentes

Fuja da cárie de mamadeira

Por Redação Doutíssima 26/09/2013

mama-66

 

Sempre digo que a orientação dos pais é a base para o fim dessa doença chamada de cárie de mamadeira. É impressionante o quanto essa doença pode dificultar a vida do bebê ou da criança depois que eles crescem e mesmo perdendo os dentes de leite que estão acometidos pela cárie, na maioria dos casos, essas cáries se propagam para os dentes permanentes, causando problemas sérios como várias perdas dentárias. Precisamos acabar com a cárie de mamadeira ou pelo menos diminuir drasticamente os índices da doença.

mama-55

 

O que é a cárie de mamadeira?

– Como o próprio nome diz, é uma cárie que dá nas crianças em fase de uso da mamadeira, com isso, vai acometer a dentição decídua ou de leite.

– Claro que isso não acontece com toda criança que usa mamadeira, esta normalmente ligada, à utilização de mamadeira noturna e muito adoçada ou mesmo alguns pais que colocam mel ou algo doce no bico da mamadeira para acalmar a criança ou fazê-la mamar.

– Isso se agrava quando os pais não limpam as gengivas ou os dentinhos das crianças ou bebês após o uso da mamadeira.

mama-22

Então como é o tratamento da cárie de mamadeira?

– A primeira coisa é remover o mais rápido possível a causa que é a mamadeira. Em casos de crianças com idade que já seja possível de retirar o uso da mamadeira, pelo menos à noite.

– Em casos que não consegue ou não pode retirar a mamadeira ainda, a mãe precisa limpar bem a boca do bebê ou da criança com uma gaze enrolada no dedo e água destilada ou soro fisiológico. Quem quiser já pode passar uma pequena quantidade de pasta dental sem flúor e lembre que o bebê não sabe cuspir então, vai colocar muito pouco mesmo, metade de uma pequena gota de pasta dental. Se já tiver dentinhos, já pode comprar uma escova bem macia e com a cabeça bem pequena e escovar os dentinhos.

– A pessoa que pode lhe ajudar de forma definitiva é o dentista. Seja para tratar as cáries que já existem ou para alterar seus hábitos que estão errados e podem causar a cárie.

mama-11

É uma doença muito simples de evitar, basta um pouco de informação e conscientização da mãe e do pai da criança. E precisamos baixar de forma urgente esses índices de cárie de mamadeira. Existem pesquisas que mostram que em torno de 60% das crianças até os 3 anos de idade já tiveram cárie.

mama-33

Precisamos de mais campanhas do governo e de mais eficiência dos postos de saúde e consultórios populares. Juntos podemos melhorar a saúde bucal da população brasileira.