Guia dos Dentes

Saúde bucal: saiba como lidar com hemorragia e complicações

Por Redação Doutíssima 27/09/2013

Quando algo não está bem com a saúde bucal as pessoas costumam ficar preocupadas com eventual hemorragia e complicações que possam surgir. Por que o sangramento ocorre? É possível que ele evolua para outra condição mais grave? Como tratá-lo? Para que isso não se torne um estresse no seu dia a dia, é fundamental ter esclarecidas algumas questões que envolvem o assunto.

 

Hemorragia e complicações: por que ocorrem?

Os sangramentos na boca podem ter diversas explicações. Muitas vezes eles ocorrem em razão trauma na cabeça ou no pescoço, infecções como cândida ou herpes, problemas dentários como cáries e ainda as famosas aftas nas bocas. Caso você tenha passado por um procedimento na região, não é raro o aparecimento de uma leve hemorragia.

hemorragia-e-complicacoes-doutissima-shutterstock

Sangramentos na boca podem sinalizar problemas graves de saúde, como câncer. Foto: Shutterstock

De acordo com a American Academy of Periodontology, a hemorragia bucal muitas vezes também é um sinal de doença nas gengivas. Para diagnosticá-la é importante observar se as gengivas sangram quando ingeridos determinados tipos de alimentos ou realizada a higienização bucal e procurar ajuda médica quando isso ocorre. A academia alerta que estudos mostram que isso é capaz de progredir para problemas mais graves, como doenças cardíacas ou diabetes.

 

Em casos mais graves uma hemorragia bucal pode ser um sinal de câncer. Segundo a American Cancer Society, é importante buscar ajuda especializada quando alguns outros sintomas estiverem associados, como o sangramento durar por mais de 30 minutos, vômito com sangue ou material que pareça borra de café, dor de cabeça ou tontura.

 

Lembre-se que muitas vezes os sangramentos não são tão evidentes, já que o sangue pode estar misturado com a saliva ou ter sido ingerido. Muitas vezes eles são notados apenas durante a escovação ou a passagem do fio dental. Por isso, se você verificar algum sangramento anormal na sua boca e não conseguir determinar a causa é fundamental procurar ajuda médica especializada para um correto diagnóstico.

 

Como lidar com hemorragia e complicações?

Você sabe que deve procurar um médico caso um sangramento anormal apareça na região bucal, mas antes de fazê-lo é provável que queira parar essa hemorragia. E isso é bastante simples, já que basta pegar um pedaço limpo de tecido e fazer pressão sobre o local que está sangrando por aproximadamente 10 minutos.

 

Para prevenir a ocorrência de hemorragia e complicações, cuidar da saúde bucal é fundamental. Isso inclui diversos hábitos como escovar os dentes após cada refeição e antes de dormir, passar o fio dental ao menos uma vez por dia e visitar o dentista com regularidade – duas vezes por ano.

 

Lembre-se que gastar alguns dias cuidando da sua boca é capaz de poupar dinheiro e tempo em tratamentos desnecessários. Não bastasse isso, também pode ser uma ótima forma de prevenção para outras condições mais graves.

 

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Periodontology, além de doenças cardíacas e diabetes, problemas nas gengivas também aumentam o risco de infecções respiratórias, como obstrução pulmonar crônica e pneumonia. Isso porque muitas vezes essas condições são causadas por bactérias que vêm das vias aéreas e são inaladas até a parte baixa do trato respiratório.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!