Guia dos Dentes

Entenda quando deve arrancar o dente do juízo

Por Redação Doutíssima 01/10/2013

Young Woman with a Toothache --- Image by © Michael A. Keller/Corbis

Todos já ouviram falar no famoso dente do juízo e em toda a dificuldade quando precisamos fazer o diagnóstico do que está acontecendo, bem como das dores e inflamações que ele pode causar. O dente do juízo, do siso ou o terceiro molar, como preferir nomear esse dente enorme e complicado é uma fase que (quase) todos nós passamos. Vamos ver hoje, quando devemos arrancar o dente do juízo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

São inúmeros os pacientes que aparecem com dores realmente fortes, algumas vezes associadas a:

– Dores de cabeça.

– Dores na nuca.

– Dores na ATM ( articulação que faz o sistema mastigatório funcionar).

– Cansaço ou dormência nos músculos mastigatórios da face.

– Dentre outros fatores menos frequentes.

exoo-2

Uma causa muito conhecida desses sintomas é a irrupção (nascimento) do último dente da arcada, um dente temido por muitos, o terceiro molar permanente ou dente do siso.

Diz a evolução natural que os terceiros molares permanentes ou dente do juízo eram muito requisitados quando os alimentos eram demasiadamente duros, não tão bem cozidos ou mesmo não cozidos, quando não havia talheres para facilitar a alimentação. Contudo, com a criação dessas “invenções modernas”, passou-se a comer de forma mais preguiçosa e com isso, utilizando menos os dentes e contrariamente ao “ pescoço da girafa que foi crescendo”, o terceiro molar foi sumindo, sumindo, sumindo

exoo-3

Esse é o motivo pelo qual alguns possuem o dente do juízo, outros se apresentam com esses dentes tentando nascer de forma ectópica (fora da posição natural) e outros ainda, nem os possuem mais.

E qual a época certa de arrancar o terceiro molar?

– Eu recomendo para meus pacientes que realizem uma radiografia panorâmica por volta dos 15 aos 18 anos.

– Essa radiografia vai me mostrar se o paciente possui o dente e em que posição o dente está. Com esses dados vou poder avaliar a época ideal para exodontia do dente ou mesmo se o dente precisa ser arrancado ou se devemos proservar e acompanhar o nascimento do dente.

– Não deixe para arrancar o dente só quando doer ou estiver causando algum problema.

Extrated Wisdom Tooth

Existe uma variação no que diz respeito à idade ideal para exodontia de terceiros molares permanentes tanto entre os dentistas como de paciente para paciente, de acordo com a análise de forma individual e específica de cada paciente.