Relacionamento

Como lidar com cada tipo de chefe

Por Redação Doutíssima 01/10/2013

AM-667-meu-chefe01

Existe aquele tipo de chefe que parece amigo de infância. Mas existe aquele que parece ter nascido para acabar com a sua paz. Entre estes dois extremos – do chefe que pode ser muito simpático e alto astral, que ajuda e faz com que você tenha o melhor trabalho do mundo ou pode ser aquele cara ranzinza e autoritário, que é capaz de transformar sua vida profissional num inferno – há outras “modalidades” de chefes e nem sempre lidar com um superior é tarefa fácil. Sabendo disso, o Doutíssima resolveu dar algumas dicas sobre como lidar com cada tipo de chefe para equilibrar, melhorar ou manter um clima agradável no ambiente de trabalho.

Conheça agora os 4 tipos de chefes e saiba como contornar algumas situações!

 

Chefe autoritário

O chefe autoritário é aquele que tem resposta para tudo, mesmo que não esteja com a razão. Geralmente é impaciente e quer ver resultado… E rápido! Como é o primeiro a chegar e o último a ir embora, acaba exigindo isso dos outros também.

Se as coisas não sairem como o esperado, não se surpreenda se ele aumentar o tom de voz. A dica é respirar fundo, pois geralmente isso passa logo. Mas, se não passar, é assédio moral e você deve procurar o RH da sua empresa.

Para lidar com esse tipo de chefe, é imprescindível mostrar segurança diante de um problema.

Ele tem coisas para ensinar, sim. Use a agilidade e exigência dele como inspiração para que você dê o seu melhor.

 

Chefe amigo

O chefe amigo é aquele que transpira bom humor e carisma. Porém, por ter tão simpático, ele corre o risco de perder a autoridade de chefe.

Ele pode ficar chateado porque você não o convidou para almoçar ou para aquele churrasco de fim de semana com o pessoal do trabalho.

Se vocês forem muito íntimos, ele pode te expor de forma negativa no ambiente de trabalho. Por isso é importante tomar cuidado com os seus atos quando estiver na presença dele, mesmo fora do expediente.

Aproveite o entusiasmo dele e inspire-se com o alto astral dele.

 

Chefe bonzinho

Esse tipo de chefe valoriza o bom clima no ambiente onde trabalha, portanto prefere evitar conflitos, mesmo se para isso ele precise esconder o que pensa. É o tipo diplomático.

Algum ato criou um burburinho sobre você no trabalho e ele ouviu, mas provavelmente ele não irá se manifestar. Para evitar climão, converse francamente com ele.

Ele é do tipo que se importa com o bem-estar da equipe. Ele gosta de ambiente feliz, siga o exemplo dele!

 

Chefe perfeccionista

O chefe perfeccionista gosta de ter tudo muito bem planejado. Seu chefe é do tipo que, mesmo depois de revisar e refazer os trabalhos, ele nunca está satisfeito? Cuidado, pois isso é sinônimo de rotina chata e pressão para que você faça as coisas “perfeitas” como ele gosta.

Você está todo empolgado por ter finalizado um projeto, mas ele vai aparecer com um ajuste que, na opinião dele, vai mudar tudo.

Como é alguém que precisa confiar nos argumentos para viabilizar a execução de um trabalho, por exemplo, o ideal é que você esteja seguro e apresente alternativas para o problema de maneira bem detalhada.

Não tem nada de errado em ser detalhista e essa é uma boa coisa que você pode aprender com ele.

 

 

Fonte: Viva!Mais