Nutrição

6 bons hábitos para preparar os alimentos de maneira segura

Por Redação Doutíssima 02/10/2013

Você conhece as regras básicas de segurança alimentar? Cuidados com o armazenamento e o preparo de alimentos são regulamentados por órgão competentes, para garantir que o consumidor tenha acesso à produtos de qualidade no supermercado ou em restaurantes. Mas e dentro de casa? Aprenda 6 bons hábitos para que sua alimentação seja segura e saudável.

 

Lavar-alimentos

 

1. Use água potável e alimentos de origem segura. Certos alimentos são mais frequentemente associados à infecção alimentar. Informe-se para saber a origem da sua comida e poder escolher melhor seus alimentos. Uma boa opção, atualmente em alta nas prateleiras, são os alimentos de origem BIO, produzidos sem conservantes ou agrotóxicos.

 

2. Limpe corretamente os alimentos. A limpeza dos alimentos feita de maneira correta pode ser uma das maneiras mais importantes para evitar doenças patogênicas. Embora possa parecer óbvio, lavar as mãos antes de manipular os alimentos é uma obrigação. Os utensílios de cozinha também devem ser mantidos higienizados.

 

3. Separe os alimentos. Triar os alimentos ajuda a evitar a contaminação entre eles. Tenha o cuidado de separar alimentos crus (especialmente carnes, aves, frutos do mar e ovos) de outros itens quando fizer compras ou for cozinhar. Use diferentes tábuas de corte e utensílios para alimentos crus e não-crus.

 

4. Cozinhe. Cozinhar os alimentos para evitar contaminação e doenças se resume a dois Ts: temperatura e tempo. Não confie nos seus olhos, o termômetro é o único aparelho que pode determinar com precisão se o alimento foi cozido à temperatura adequada. Evite produtos que possuam ovos crus ou mal cozidos (massa de bolo, por exemplo).

 

5. Resfriar os alimentos. O frio é um grande aliado quando o assunto é impedir o crescimento de bactérias (que tradicionalmente amam temperaturas quentes e podem crescer rapidamente em temperatura ambiente). É imprescindível refrigerar alimentos crus e perecíveis após a compra, dentro de duas horas ou dentro de uma hora em um clima muito quente.

 

6. Relate os casos de intoxicação alimentar. Apesar das doenças transmitidas por alimentos afetarem milhões de pessoas a cada ano, a grande maioria destes casos nunca são relatados às autoridades de saúde pública. O ato de relatar doenças transmitidas por alimentos irá proteger os seus amigos, vizinhos e ao público em geral.

 

 

Fonte: Live Stong.