Guia dos Dentes

Aparelho dental ferindo? Saiba o que fazer, parte II

Por Redação Doutíssima 02/10/2013

col-4

Surgiram algumas dúvidas extras com relação à certas situações de ferimentos causados pelo aparelho e utilização de protetores e pomadas para esses ferimentos. Com isso, resolvi fazer mais um artigo com as respostas e dúvidas que ainda permaneceram, dos nossos leitores.

col-5

Sempre digo que o número de pacientes com aparelho ortodôntico instalado na boca multiplicou-se de forma rampante nos últimos 5 anos. Na mesma intensidade, o número de ortodontistas e de problemas ligados ao aparelho dental. Um problema muito comum diz respeito aos ferimentos bucais causados pelo aparelho. Hoje vamos nos deter a falar somente sobre o que fazer quando o aparelho dental estiver ferindo.

O aparelho dental pode ferir por diversos motivos:

– Acabou de colocar o aparelho dental ou uma parte nova do aparelho e ele está ferindo. Isso é normal, basta acompanhar a melhora do ferimento com o tempo.

– Você quebrou uma peça do aparelho dental.

– Bateu a boca ou alguém bateu na sua boca.

– O aparelho esta encostando na língua ou lábios e bochechas.

– Algumas outras possibilidades em menor porcentagem também existem.

col-3

O que você deve fazer para resolver o problema?

– As ceras ortodônticas são bem úteis nesses casos. São compradas em cartelas ou caixinhas e você coloca uma pequena quantidade sobre a peça do aparelho que está lhe ferindo.

– Em casos de urgência que você estiver muito ferido e sem as ceras ortodônticas, pode usar uma pequena bola de algodão o mais limpo possível e prender o algodão na peça que está ferindo.

– Existem pomadas muito boas para utilizar no ferimento. Costumo receitar para meus pacientes o omcilon-A orabase que infelizmente só pode ser comprado com receita do seu dentista então tenha em casa para poder usar no momento de urgência.

– Procure seu dentista o mais rápido possível, ligue para ele e veja se o que está acontecendo é normal ou precisa de uma consulta para reparar qualquer problema.

col-1

Você precisa estar preparado(a) para algumas dificuldades quando for colocar o aparelho dental. Os aparelhos dentais atuais são muito confortáveis e com pouco índice de ferimento mas é claro que você precisa cuidar bem dele e seguir certas regrinhas para poder não ter problemas ao longo do tratamento.

Cuide de seus dentes, aparelho não é brinquedo e precisa ser levado a sério.